PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF indicia ex-diretor da Petrobrás e operador de propinas do PMDB

Jorge Zelada e João Henriques, que arrecadavam propinas para o PMDB, foram indiciados em inquérito da 19ª fase da Lava Jato por corrupção em contrato de gasoduto da estatal com multinacional norueguesa; planilha e mensagens de envolvidos reforçaram indícios de crimes

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso , Ricardo Brandt e FAUSTO MACEDO E MATEUS COUTINHO
Atualização:
 Foto: Estadão

A Polícia Federal indiciou em mais um inquérito da Operação Lava Jato o ex-diretor de Internacional da Petrobrás Jorge Zelada e o operador de propinas do PMDB João Augusto Henriques. Eles são acusados por corrupção em contrato com a multinacional Subsea 7, antiga Acergy, na construção de um gasoduto da estatal, em 2007, no campo de petróleo Mexilhão, na bacia de Santos (SP).

Foram indiciados ainda o ex-diretor de Serviços da Petrobrás, Renato Duque, e seu ex-braço-direito Pedro Barusco - ambos cota do PT no esquema de corrupção na estatal - , e o ex-sócio de Henriques, Miloud Alain Hussene Daouadji.

 Foto:

Um dos elementos que levaram o delegado da Polícia Federal Filipe Hille Pace a pedir o indiciamento de Henriques e Zelada foi o encontro de documentos do ex-diretor e do sócio do lobista.

Um deles é uma planilha com o suposto registro de propinas relacionadas a projetos da Petrobrás e empresas, que entraram nas contas da offshore Vabra.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"Dando prosseguimento à análise sumária das mídias apreendidas, encontrou-se um arquivo com o nome 'vabre.xlsx', o qual representa, em linha gerais, o controle que Jorge Zelada mantinha sobre os recursos que recebeu na conta da empresa offshore Vabre", informa a OF.

Publicidade

O relatório explica que a offshore Vabre International SA foi constituída no Panamá em 24 de janeiro de 2007, dois meses antes da conta receber os primeiros valores e mesmo do contrato da Acergy com a Petrobrás.

Atuação interna. "Além das provas já colhidas que comprovam o repasse da "propina" referente ao projeto de Mexilhão à Jorge Luiz Zelada, Pedro José Barusco Filho e Renato Duque, novos documentos revelam que Moloud Alain Hassene Daouajdi, braço de João Augusto Rezende Henriques na obtenção de contratos da Petrobrás para o grupo norueguês Subsea7 (antiga Acergy), não só tinha plena ciência do pagamento de 'comissões' à Zelada como deixou claro o modus operandi da organização criminosa para a obtenção dos contratos", ", registra o delegado, em relatório complementar ao relatório final do inquérito.

 

Na interpretação da PF, o documento mostra que o sócio de Henriques "reforçou o fato de que efetuou um pagamento de USD 1,02 milhão, em 18 de fevereiro de 2009, a Jorge Zelada, bem como esclareceu que ainda restava pendente o pagamento de USD 1,71 milhão".

"Além disso, observamos que Miloud solicitou a Jorge Zelada ações que interferissem na manutenção do contrato da Acergy com a Petrobrás, provocando reuniões com a Diretoria Executiva e Gerência de Engenharia, por exemplo", sustenta a PF.

[veja_tambem]

Publicidade

O documento, segundo o delegado, esclareceu qual a porcentagem que o lobista receberia da multinacional norueguesa no caso de sucesso em contrato da Plataforma P-55. "Bem como solicitou o recebimento de 'informações relevantes para poder ganhar a concorrência', traduzindo que Jorge Zelada não só interferia na manutenção do contrato do Projeto de Mexilhão, como também repassava a Miloud e João Augusto informações sigilosas da Petrobrás que os auxiliava a ganharem os contratos para a empresa norueguesa."

O lobista ligado ao PMDB é réu pelos crimes de corrupção passiva, evasão e lavagem de capitais em outro processo, referente à contratação pela Petrobrás do navio-sonda Titanium Explorer.

Publicidade

O relatório final do novo indiciamento do operador de propinas do PMDB e do ex-diretor de Internacional foi concluído na semana passada, mas recebeu complementos, conforme foram finalizadas analise periciais. O inquérito está relacionado à 19ª fase da Lava Jato, batizada de Operação NessuN Dorma - que levou o lobista do PMDB para a cadeia. Zelada estava preso desde julho, alvo da 14ª fase, chamada de Operação Mônaco, em referência às suas contas secretas no principado.

"Em fevereiro/2009, Jorge Luiz Zelada recebeu USD 1.026.000,00 na conta da empresa Vabre International SA referente ao contrato da Acergy com a Petrobrás referente ao projeto de Mexilhão", conclui o inquérito.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.