Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF faz operação contra fraudes em fundos de investimento

Operação Gatekeepers cumpre nove mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Por Luiz Fernando Teixeira
Atualização:

Polícia Federal. Foto: JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 19, a Operação Gatekeepers, com o objetivo de combater fraudes relacionadas a fundos de investimento. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão (cinco em Porto Alegre e quatro no Rio de Janeiro), além de ordem de busca e apreensão de três veículos em Porto Alegre e bloqueio de ativos em nome de 20 pessoas físicas e jurídicas.

PUBLICIDADE

Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre e são investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro. A investigação começou há cinco anos com a apuração de aportes feitos por um fundo de previdência privada gaúcho em um fundo de investimentos.

Este último aplicava os valores em empresas de construção civil sem que houvesse a devida execução de obras públicas.

No decorrer da investigação, se identificou ligações do grupo com obras de revitalização urbana em Porto Alegre. São investigadas possíveis movimentações de recursos para pessoas ligadas à administração, inclusive com a aquisição de bens de alto valor, como veículos de luxo.

O termo Gatekeeper, além do significado em inglês de 'porteiro' ou até mesmo 'guardião', também tem uso no mercado financeiro, estando ligado a pessoas ou instituições de credibilidade que atuam em processos de análise de conformidade, verificação e certificação.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.