PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF faz buscas em fábricas de fertilizantes com chumbo e cromo

Duas empresas nas cidades de Arujá e Paulínia e outras duas em São Paulo são alvo da Operação Terra Fértil

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: PF

Por Fausto Macedo e Fellipe Bernardino, especial para o Blog

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 17, a Operação Terra Fértil, com o objetivo de combater a fabricação irregular de fertilizantes com metais pesados. Os agentes federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em duas fábricas localizadas nas cidades de Arujá e Paulínia. Também foram vasculhadas duas outras empresas na Capital. O Ministério da Agricultura participou da ação, realizando fiscalizações.

 Foto: PF

O material era produzido a partir de resíduos industriais com alta concentração de metais pesados como o chumbo e o cromo, que são tóxicos e podem causar danos à saúde se ingeridos. Para se tornarem próprios para esse tipo de uso, os resíduos industriais deveriam ser descontaminados, o que não acontecia. Além disso, a fiscalização verificou que nem mesmo a concentração necessária de nutrientes para que o material fosse usado como fertilizante era respeitada pelas fabricantes.

Segundo a Polícia Federal, para dificultar a fiscalização, as investigadas apresentavam notas fiscais de compra da matéria-prima de empresas-laranja.

O inquérito policial teve início após a PF receber informação do Ministério da Agricultura sobre diversas irregularidades constatadas em uma das fábricas. Há suspeitas de crime ambiental e sonegação fiscal.

Publicidade

Os responsáveis pelas empresas serão indiciados e poderão responder, na medida de suas ações, pelos crimes de produção de substância tóxica nociva ao meio-ambiente e à saúde humana (crime ambiental), sonegação fiscal e associação criminosa. As penas variam de 1 ano a 8 anos de prisão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.