PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF deflagra Protheus contra fraudes à licitação em Mato Grosso

Grupo estaria desviando recursos públicos de municípios do Estado há mais de dez anos; PF informou que nove contratos, de um total de 34, foram concluídos, o restante soma mais de 7 mil dias de atraso

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

 Foto: PF

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira, 19, a Operação Protheus para combater fraudes à licitação em Mato Grosso. Segundo a PF, um grupo desvia recursos públicos de municípios do Estado há mais de dez anos, por fraude a licitações, falsidade ideológica, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva.

PUBLICIDADE

"As fraudes consistem na constituição de pessoas jurídicas com pessoas interpostas (laranjas) a fim de possibilitar a apresentação de diversas propostas no processo licitatório, com o intuito de simular competição que, na realidade, favorecia apenas as empresas ligadas de um mesmo grupo empresarial, as quais apresentavam preços superfaturados em prejuízo aos cofres públicos. Foram colhidos indícios de que o grupo concentrava suas práticas ilícitas em torno de obras de saneamento básico", informou nota da PF.

Segundo dados públicos, disponibilizados no portal do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, e divulgados pela Polícia Federal, a principal empresa do grupo firmou 34 contratos públicos, totalizando R$ 122 milhões. Do total, 9 foram concluídos e o restante soma mais de 7 mil dias de atraso.

Foram realizadas, de acordo com a PF, 19 buscas e apreensões e 16 conduções coercitivas em Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Cotribuaçu (MT) e Brasília (DF), com a participação de 80 policiais federais e 9 auditores da CGU.

O nome da operação faz referência ao deus da mitologia grega que tinha o dom da premonição, "tal qual fraudadores de licitações que de antemão sabem quem será contratado pela Administração pública".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.