PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF deflagra Operação Ciclo Final no combate ao comércio irregular de anabolizantes

Justiça mandou cumprir 18 mandados de prisão em São Paulo, Minas, Paraná e Rio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apreensão feita em Guarulhos, na Operação Ciclo FInal, em 9 de abril de 2015. Foto: PF

 

Por Fausto Macedo e Julia Affonso

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta feira, 9, a Operação Ciclo Final, no combate à importação e distribuição irregular de anabolizantes e outros medicamentos de uso controlado. Cerca de 150 policiais federais saíram às ruas desde cedo para cumprir 18 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Minas, Paraná e Rio.

Segundo a PF, a organização criminosa atuava em todo o País, a partir da distribuição de anabolizantes e outros medicamentos de uso controlado através dos Correios e de transportadoras. As matérias primas eram importadas da China e acondicionadas em meio a outros materiais para dar aparência de licitude à importação. As informações sobre a Operação Ciclo Final foram divulgadas na manhã desta quinta feira, 9, no site da Polícia Federal.

 Foto: Polícia Federal

Em laboratórios da própria organização criminosa, a droga era beneficiada e envasada, ficando pronta para uso. Segundo o inquérito policial, os compradores eram, em sua maioria, frequentadores de academias e fisiculturistas. A investigação teve início há oito meses, após a apreensão de uma encomenda, postada em uma agência dos Correios na região de São José do Rio Preto (SP), que continha medicamentos anabolizantes. A comercialização destes medicamentos era feita por meio de sites especializados na internet.

Apreensão da PF em abril. Foto: Polícia Federal

Durante os oito meses de investigação foram apreendidos aproximadamente 300 quilos de substâncias anabolizantes e medicamentos. Segundo a PF, há indícios de que a organização criminosa atuava há mais de cinco anos. Em razão do volume comercializado pelos investigados a PF estima um lucro mensal de R$ 200 mil. Os policiais já identificaram um patrimônio de mais de R$ 6 milhões em bens móveis, imóveis e contas bancárias ligados à organização criminosa.

Publicidade

Os suspeitos deverão ser processados pelos crimes de tráfico de drogas, falsificação de produto destinado a fins medicinais e integrar organização criminosa. As penas variam de 3 a 38 anos de reclusão. O nome da operação faz alusão à forma de administração dos medicamentos anabolizantes, cujo período de uso é chamado de 'ciclo'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.