Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Pezão é multado em R$ 200 por uso indevido do Whatsapp nas eleições

Em mensagens enviadas a eleitores, governador do Rio exaltava os feitos de seu governo, apresentava propostas e divulgava sua página no Facebook

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Julia Affonso

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), reeleito em outubro, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral a pagar multa de R$ 200 por propaganda eleitoral irregular. A Procuradoria Regional Eleitoral recebeu 43 notícias de eleitores que se incomodaram com mensagens enviadas por meio do aplicativo Whatsapp.

 Foto: Barry Huang/Reuters

PUBLICIDADE

Em vídeo divulgado durante sua campanha, Pezão exaltava os feitos de seu governo, apresentava propostas e divulgava sua página no Facebook.  A defesa do candidato alegou que o usuário do aplicativo poderia bloquear o remetente da mensagem, mas o TRE não acatou o argumento. O Tribunal afirmou que mensagens deveriam oferecer a opção de descadastramento.

"O envio de propaganda eleitoral por SMS e Whatsapp é indevida e viola a intimidade e a privacidade do indivíduo, pois os eleitores são obrigados a suportar, quase diariamente, mensagens que consideram indesejáveis", explica o procurador regional auxiliar Sidney Madruga, integrante da divisão da PRE que atua no combate à propaganda irregular e autor da representação.

A assessoria de imprensa do governador informou que vai recorrer da decisão.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.