PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Perplexo, juiz da Lava Jato diz que propinas eram 'algo natural'

Ao mandar prender ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), Sérgio Moro aponta para 'um quadro de corrupção sistêmica'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Sérgio Moro. Foto: Werther Santana/Estadão

Por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo

O juiz federal Sérgio Moro avalia que a Pixuleco, etapa da Operação Lava Jato que prendeu o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil/Governo Lula), aponta para 'um quadro de corrupção sistêmica' - a Lava Jato constatou que o esquema de propinas se espalhou por diretorias estratégicas da Petrobrás e outras estatais.

PUBLICIDADE

Moro assinala que 'ajustes fraudulentos para obtenção de contratos públicos e o pagamento de propinas a agentes públicos, bem como o recebimento delas por estes, passaram a ser pagas como rotina e encaradas pelos participantes como a regra do jogo'.

"Algo natural e não anormal', anota Moro sem esconder sua perplexidade ante o alcance do esquema de propinas que se espalhou por diretorias estratégicas da Petrobrás. "Há vários elementos probatórios."

Publicidade

Nesta segunda-feira, 3, a Pixuleco foi deflagrada e prendeu o ex-ministro, um irmão dele, advogado Luiz Eduardo Oliveira, e Bob Marques, ex-braço-direito de Dirceu. Moro observa que 'nem mesmo a notoriedade das investigações da Operação Lava Jato, com prisões cautelares de dirigentes da Petrobrás e das empreiteiras envolvidas, parece ter sido suficiente para frear o impulso criminoso'.

Pixuleco mostra Mensalão II para Dirceu mesmo quando preso

O juiz destaca os relatos do empresário Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo Corrêa,que fez delação premiada e revelou bastidores da rede de propinas na Petrobrás. O juiz também citou o pagamento de valores por empreiteiras 'envolvidas no esquema criminoso de valores à JD Assessoria e Consultoria, ainda durante 2013 e 2012, entre elas a UTC Engenharia até outubro de 2014".

"Em um contexto de criminalidade desenvolvida de forma habitual, profissional e sofisticada, não há como não reconhecer a presença de risco à ordem pública, a justificar a prisão preventiva para interromper o ciclo delitivo", advertiu Sérgio Moro. "Embora as prisões cautelares decretadas no âmbito da Operação Lava Jato recebam pontualmente críticas, o fato é que, se a corrupção é sistêmica e profunda, impõe-se a prisão preventiva para debelá-la, sob pena de agravamento progressivo do quadro criminoso. Se os custos do enfrentamento hoje sãograndes, certamente serão maiores no futuro."

Empresa de Dirceu era recebedora de pixuleco, aponta Lava Jato

Publicidade

Para investigadores, ex-ministro buscou enriquecimento pessoal

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Para o juiz da Lava Jato, 'impor a prisão preventiva em um quadro de fraudes a licitações, corrupção e lavagem sistêmica é aplicação ortodoxa da lei processual penal (artigo 312 do Código de Processo Penal)'.

"Excepcional no presente caso não é a prisão cautelar, mas o grau de deterioração da coisa pública revelada pelo processo, com prejuízos já assumidos de cerca de seis bilhões de reais somente pela Petrobrás e a possibilidade, segundo investigações em curso no Supremo Tribunal Federal, de que os desvios tenham sido utilizados para pagamento de propina a dezenas de parlamentares. Tudo isso a reclamar, infelizmente, um remédio amargo (ordem de prisão)."

Moro transcreve trecho de decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Newton Trisotto - desembargador convocado - sobre a Lava Jato. "Nos últimos vinte anos, nenhum fato relacionado à corrupção e à improbidade administrativa, nem mesmo o famigerado "mensalão", causou tanta indignação,tanta "repercussão danosa e prejudicial ao meio social, quanto estes sob investigação na operação "Lava Jato" - investigação que a cada dia revela novos escândalos."

O magistrado afirma que a ordem de prisão de Dirceu e dos outros alvos da Pixuleco não é uma 'antecipação de pena'. "Necessária a prisão preventiva para proteção da ordem pública, em vista da gravidade em concreto dos crimes em apuração e da necessidade de prevenir a sua reiteração, já que o esquema criminoso sequer se restringiu à Petrobrás", adverte.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.