PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

''Os tentáculos parecem não ter fim!'

Ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot revela perplexidade com o alcance da Operação Pão Nosso, que prendeu o ex-diretor da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio, César Rubens Monteiro de Carvalho

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Por Luiz Vassallo e Julia Affonso
Atualização:

Rodrigo Janot em Brasília. FOTO:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Foto: Estadão

'O que é isso?', indagou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, nesta terça-feira, 13, por meio de seu Twitter, ao comentar a Operação Pão Nosso, desdobramento da Lava Jato no Rio. "Os tentáculos parecem não ter fim!", seguiu Janot.

PUBLICIDADE

+ Janot questiona Raquel por 6 meses sem novas delações: 'Vai ser assim?'

Pão Nosso foi deflagrada contra crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro em contratos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio (SEAP). O ex-secretário da Pasta, César Rubens Monteiro de Carvalho, foi preso sob acusação de permitir irregularidades na contratação de uma empresa para fornecimento de pãezinhos para detentos.

+ No Twitter, Janot questiona 'convescotes' de Temer e Cármen

O diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada do Rio, delegado Marcelo Luiz Santos Martins, também foi preso preventivamente.

Publicidade

+ 'Só pode ser brincadeira', reage Janot a fala de Segovia sobre mala de R$ 500 mil

Segundo a manifestação do Ministério Público Federal (MPF), Marcelo e seu pai, Carlos Mateus Martins, que também foi alvo de prisão preventiva, atuaram no esquema por meio da empresa Finder Executive Consulting, em que são sócios.

A empresa teria ajudado a lavar dinheiro oriundo do esquema de fraudes em contratos de fornecimento de alimentação (quentinhas, café da manhã e lanches) para os mais de 50 mil presos do Estado.

Nas redes. Janot tem usado bastante o Twitter para repercutir a Operação Lava Jato..

No sábado, 11, ele criticou o lapso de seis meses sem novos acordos de delações firmadas por sua sucessora, Raquel Dodge. "Vai ser assim?".

Publicidade

Depois, questionou encontro da presidente do Supremo, Cármen Lúcia, com o presidente Michel Temer, neste fim de semana.

PUBLICIDADE

"Causa perplexidade que assuntos republicanos de tamanha importância sejam tratados em convescotes matutinos ou vespertinos", escreveu o ex-chefe do Ministério Público Federal.

O encontro de sábado foi marcado por Temer na quinta-feira, 8, durante seminário de 25 anos da Advocacia-Geral da União. Cármen o recebeu em sua casa para discutir segurança pública, especificamente a intervenção federal no Rio e o caos nos presídios brasileiros.

O ex-diretor-geral da PF, Fernando Segovia, também já foi criticado por Janot, desde a sua posse, quando questionou a 'materialidade' da mala dos R$ 500 mil da JBS ao ex-assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures, como prova em investigação.

"Só pode ser brincadeira".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.