PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Os deveres do juiz perante o novo Código de Processo Civil

Por Napoleão Nunes Filho
Atualização:
Ministro Napoleão Nunes Filho Foto: Estadão

O direito brasileiro transmutou-se mais nos últimos 30 anos que ao longo de toda a história do Brasil até o restabelecimento do estado democrático de Direito. A conclusão é de um estudo sociológico. A comprovação da tese está nas relações hoje em vigor entre as pessoas deste país, sejam físicas, sejam jurídicas. Quase tudo mudou. Difícil acompanhar, mesmo para os próprios agentes das mudanças.

PUBLICIDADE

O novo Código de Processo Civil é um exemplo simultâneo de causa e consequência dessa evolução borbulhante e incandescente. "O juiz e o novo Código de Processo Civil", de autoria do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, é uma obra singular. Trata, especificamente, do papel do julgador contemporâneo perante a nova legislação. É um inestimável serviço tanto para os membros da magistratura quanto para os demais operadores do Direito.

O novo CPC, em vigor desde março de 2016, introduziu importantes mudanças sobre as funções, vedações, poderes e deveres do juiz. Assim, fazia-se imprescindível um livro como este, no qual o professor Vallisney Oliveira une sua inquestionável didática ao seu conhecimento profundo do Direito para nos apresentar ao longo de 10 capítulos, com sua acurada visão técnica, como ficam, por exemplo, a imparcialidade, a suspeição e o impedimento do juiz diante dessa nova realidade processual. Tudo isso analisado com base nos princípios do devido processo legal, da ampla defesa, da fundamentação das decisões judiciais, da publicidade e da razoável duração do processo judicial.

No capítulo inaugural -- "O juiz e o devido processo" --, o autor afirma que a exigência do devido ou justo processo legal está assentada na Constituição de 1988 e "impõe que na busca da solução dos conflitos por meio do Estado, o juiz, as partes, as testemunhas e os demais colaboradores do Poder Judiciário se conduzam com obediência às normas constitucionais e à legislação entrosada com a Carta da República". E destaca que os novos tempos estão a exigir "um juiz participativo, atuante, que maneja o processo com firmeza e aprecia os direitos das partes com isenção, sem vedar a colaboração dos demais intervenientes no rito procedimental que leve à decisão o quanto possível dentro dos parâmetros da justiça, da equidade e da preservação da vida, da liberdade e da isonomia, contribuindo para uma justiça mais humana e mais social, mas rápida na busca da resolução da controvérsia e mais equânime, solidária e justa".

Já no que se refere à necessidade de fundamentação das decisões judiciais e da publicidade dos atos processuais, temas focalizados no segundo capítulo de sua obra, Vallisney Oliveira demonstra que o ora vigente CPC enfatizou "a necessidade de que o juiz fundamente a decisão interlocutória e a sentença e que os tribunais deem a devida motivação recursal", para evitar o descontrole dos atos judiciais. Para o autor, ao estabelecer parâmetros para a sentença, que deve ser "completa e apropriada", o novo CPC "aumenta o controle judicial das decisões pelas partes e pela sociedade".

Publicidade

Quanto à tão almejada -- pela sociedade brasileira -- razoável duração do processo, ela foi objeto de atenção especial no novo Código e poderá, finalmente, vir a se tornar realidade.

Como bem observa o jurista Vallisney Oliveira em sua análise, a Constituição de 1988 não visou especificamente a eficiência e a rapidez judiciais. Só com a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, tal princípio foi inserido no rol dos direitos e garantias individuais. Ao dedicar a essa questão um amplo capítulo, o autor enfatiza que o CPC de 2015 trouxe muitas novidades ao conceder ao juiz poderes para acelerar o processo, aplicar sanções e tentar "afastar obstáculos ao bom andamento do rito procedimental, de forma transparente e democrática, garantindo às partes o devido processo legal".

Oliveira ressalta que o novo CPC prevê a possibilidade de qualquer cidadão mover ação de responsabilização do Estado, em caso de excessiva demora na atuação procedimental, garantindo o direito de ação regressiva contra o agente causador do dano -- aí incluído o juiz. Tal dispositivo constitui um estímulo à maior eficiência do Judiciário.

Outro passo na mesma direção e que é destacado pelo autor diz respeito à possibilidade de atendimento à ordem cronológica de julgamentos, preferencialmente, de modo que os processos mais antigos sejam julgados antes dos mais novos, conforme estabelece o novo artigo 12 do CPC de 2015, com a redação dada pela Lei 13.256/2016.

Vale mencionar, ainda, o inovador tratamento dado pelo novo CPC à questão da imparcialidade do juiz e que é objeto de elogios por parte do eminente jurista. Como ele explica em sua mais recente obra, aumentou-se a lista de impedimentos do juiz, o que é considerado um aspecto altamente positivo. "Na hipótese da atuação de advogado sócio ou que divide o mesmo escritório com cônjuge ou filho do juiz competente, pelo CPC anterior não haveria problema algum o juiz julgar a causa, considerando que seu filho não recebeu procuração do cliente, nem atua na causa. Porém, o legislador parte do pressuposto de que nessas hipóteses, a falta de atuação não impede que haja influência vinda de fora dos autos", motivo pelo qual o juiz deve se declarar impedido.

Publicidade

Oliveira também elenca e comenta -- com rara profundidade -- as hipóteses de suspeição incluídas no novo CPC. Também analisa com riqueza de detalhes o novo papel reservado ao juiz pelo Código de Processo Civil hoje vigente. Trata-se, sem dúvida, de uma obra que não pode faltar na biblioteca dos estudiosos nem na mesa de trabalho dos magistrados.

*Napoleão Nunes Filho é ministro do Superior Tribunal Justiça

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.