Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Operação Bandejão da PF aponta rombo de R$3 milhões em refeições 'duplicadas' na UNIPAMPA

Investigação que mira em cinco empresas alcança oito municípios gaúchos e um paulista; relatório diz que 'alunos consumiram refeições em dois restaurantes universitários no mesmo dia, com minutos de diferença'

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

Prédio da Unipampa, no RS. Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 27, a Operação Bandejão para combater fraudes no controle de pagamentos feitos pela União a cinco empresas que administram restaurantes universitários, todos instalados em dependências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

PUBLICIDADE

As informações foram divulgadas pela PF no Rio Grande do Sul.

Mais de 100 policiais federais saíram às ruas logo cedo para cumprir 22 mandados de busca e apreensão e 3 ordens de condução coercitiva nas cidades gaúchas de São Borja, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Gabriel, Vera Cruz e Jaguarão; e em Araraquara, interior de São Paulo.

A investigação teve início em 2016 a partir de informações da Procuradoria Federal que atua junto à UNIPAMPA.

De acordo com a PF, as empresas teriam 'burlado os controles oficiais, duplicando lançamentos pelas refeições oferecidas a milhares de alunos em várias unidades da Universidade, causando cerca de R$ 3 milhões em prejuízos com pagamentos indevidos'.

Publicidade

Em alguns casos, 'há indícios de que as empresas utilizaram senha e matrícula dos alunos para lançamentos falsos nos sistemas, gerando pagamentos por refeições não servidas'.

Em outros casos, os registros adulterados mostram que 'alunos consumiram refeições em dois restaurantes universitários no mesmo dia, com minutos de diferença'.

A PF suspeita do envolvimento de servidores públicos federais nas fraudes.

Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.

TENTÁCULOS DA OPERAÇÃO BANDEJÃO: A relação de municípios onde a Polícia Federal cumpriu mandados de buscas e conduções coercitivas Município Mandados de busca Condução coercitiva São Gabriel/RS 04 - Dom Pedrito/RS 02 01 Uruguaiana/RS 02 - Alegrete/RS 01 - Jaguarão/RS 01 - Vera Cruz/RS 01 - São Borja/RS 05 01 Bagé/RS 04 01 Araraquara/SP 02 -

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.