Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

OAB vai levar massacres de Roraima e do Amazonas à Corte de Direitos Humanos

Para entidade máxima da Advocacia, matanças foram ‘motivadas pela falta de adoção de ações concretas por parte do Estado para resolver o problema, que sempre se repete’

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

OAB. Foto: Divulgação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as seccionais da OAB informaram nesta sexta-feira, 6, que vão levar à Corte Interamericana de Direitos Humanos as 'duas tragédias ocorridas em Roraima e no Amazonas, motivadas pela falta de adoção de ações concretas por parte do Estado para resolver o problema, que sempre se repete'.

PUBLICIDADE

Nesta sexta, quatro dias após o massacre de 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) em Manaus - presídio sob administração da Umanizzare Gestão Prisional e Serviços -, 31 detentos foram assassinados na Penitenciária Agrícola de Boa Vista (PAMC), Roraima. A maioria das vítimas foi desmembrada, decapitada ou teve o coração arrancado. Os corpos foram jogados em um corredor que dá acesso às alas.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirma que o objetivo da atuação na Corte Interamericana é fazer com que os Estados tomem as providências necessárias para garantir a aplicação das leis e o Estado Democrático de Direito. Segundo Lamachia, o Estado precisa retomar, urgentemente, o controle das prisões que estão nas mãos do crime organizado.

O Conselho Federal e a seccional gaúcha já atuaram na Corte Interamericana e obrigaram o Estado do Rio Grande do Sul a tomar providências com relação ao caos carcerário.

O presidente Lamachia também vai articular, junto com as seccionais, uma agenda de vistoria nos presídios que se encontram em estado mais crítico em todo o país. As vistorias devem ocorrer ao longo do primeiro trimestre.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.