Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

OAB chega à Câmara com pedido de impeachment de Temer

Claudio Lamachia, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e conselheiros da entidade máxima da Advocacia vão protocolar na Casa denúncia contra presidente por violação ao artigo 85 da Constituição no episódio JBS

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

 Foto: Eugênio Novaes / OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou à Câmara com o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A OAB atribui a Temer crime de responsabilidade, em violação ao artigo 85 da Constituição no episódio JBS. Delatores do grupo apontam supostos repasses ilícitos ao presidente, por meio do deputado Rocha Loures (PMDB/PR), filmado pela Polícia Federal carregando uma mala com 10 mil notas de R$ 50 em São Paulo - ele devolveu à PF uma parte do dinheiro.

PUBLICIDADE

+ 'O PRESIDENTE NÃO DIZ QUE DEIXOU DE OUVIR O QUE OUVIU', DIZ OAB

É a terceira vez, após o regime de exceção (1964/1985), que a Ordem toma tal medida. Pediu impeachment de Fernando Collor em 1992 e de Dilma em 2016.

O pedido contra Temer será protocolado na Câmara pelo presidente do Conselho Federal da entidade máxima da Advocacia Claudio Lamachia. ele está acompanhado dos presidentes das Seccionais da OAB e conselheiros federais.

No sábado, 20, por 25 votos a um as bancadas da OAB disseram 'sim' ao impechment do peemedebista. Cada bancada é formada por três conselheiros federais de cada Estado. Ao todo, 81 conselheiros federais integram o Pleno do Conselho. As seccionais votaram maciçamente pela saída de Temer.

Publicidade

O argumento central da ofensiva da Ordem é o fato de o presidente ter recebido na noite de 7 de março no Palácio do Jaburu o empresário Joesley Batista, acionista da JBS que fechou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

Joesley gravou a conversa com Temer, por cerca de trinta minutos. O empresário narrou uma sequência de crimes como o pagamento de 'mensalinho' ao procurador da República Ângelo Goulart e mesada milionária a Eduardo Cunha (PMDB/RJ), em troca do silêncio do ex-presidente da Câmara, preso na Operação Lava Jato desde outubro de 2016.

O presidente admite ter recebido Joesley, mas alega que o áudio foi manipulado, adulterado.

Lamachia sustenta que 'não importa' se houve edião ou cortes no áudio original. Na avaliação do presidente da OAB, o crime do presidente está no fato de ele não ter tomado providências junto às autoridades responsáveis ao ser informado de crimes por seu interlocutor.

A OAB entende que Temer faltou com o decoro exigido do cargo ao se encontrar com o empresário sem registro da agenda, além de ter prometido agir em favor de interesses particulares.

Publicidade

O presidente da Ordem considera que Temer 'jamais deveria ter recebido' no Jaburu 'um fanfarrão, um delinquente' - como o próprio presidente da República classifica Joesley.

"Não vou receber alguém que, sabidamente para mim, é um deliquente e um fanfarrão numa audiência na Ordem, quiçá na minha casa, na minha residência, na garagem, no porão, seja onde for", disse Lamachia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.