PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'O problema da corrupção não é partidário, é estrutural da política', diz procurador

Carlos Fernando Lima, da força-tarefa da Lava Jato, diz que a investigação mostra que 'os partidos têm contas correntes pagas através de propinas'

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Julia Affonso , Fausto Macedo e enviado especial a Curitiba
Atualização:

Carlos Fernando dos Santos Lima. Foto: Pedro Filho/EFE

O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse nesta terça-feira, 2, que 'o problema da corrupção não é partidário'.

PUBLICIDADE

"O problema da corrupção é estrutural da política brasileira", declarou Carlos Lima, em entrevista coletiva para revelar detalhes da Resta Um, a 33.ª etapa da Lava Jato que mira a empreiteira Queiroz Galvão e suposto repasse de R$ 10 milhões para o então presidente do PSDB, em 2009, senador Sérgio Guerra (morto em 2014), para abafar a CPI da Petrobrás, na ocasião em curso no Congresso.

"Temos fatos envolvendo campanhas do PT e também esse caso do PSDB, que era oposição", disse Carlos Lima.

A Lava Jato mostrou em diversas fases pagamentos destinados ao PT. A Resta Um aponta para o repasse de R$ 10 milhões para o PSDB.

"Isso nos mostra que o problema da corrupção não é partidário."

Publicidade

Resta Um é uma referência ao avanço contra a última grande empreiteira do "clube VIP" do cartel que fatiava obras na Petrobrás mediante o pagamento de propinas para agentes públicos e políticos.

"Aprendemos na Lava Jato que existem contas correntes, os partidos têm contas correntes, as pessoas têm contas correntes que são pagas através de propinas", disse o procurador.

COM A PALAVRA, A QUEIROZ GALVÃO

COMUNICADO À IMPRENSA

A Construtora Queiroz Galvão informa que, na manhã de hoje, a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão em algumas de suas unidades. Alguns ex-executivos e colaboradores foram alvos de medidas cautelares. A empresa está cooperando com as autoridades e franqueando acesso às informações solicitadas.

Publicidade

Construtora Queiroz Galvão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.