PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O direito do pai divorciado

Por Ivone Zeger
Atualização:
Ivone Zeger. Foto: Divulgação

Se a separação de um casal já é, por si só, um assunto dos mais delicados, para o homem essa difícil fase da vida costuma trazer uma dificuldade adicional: o fato de que, na maioria dos casos, os filhos menores costumam ficar sob a guarda da mãe. Isso significa que as crianças passarão a morar com a ex-mulher e, caso ela inicie uma nova relação, com seu atual companheiro ou marido, caberá à mãe a responsabilidade sobre a rotina diária dos filhos. Muitos pais que se encontram nessa situação acreditam que tudo o que lhes resta fazer é conformar-se em manter apenas o direito de visitar as crianças, nos horários e nas condições previamente estipulados durante a separação. Mas a realidade não é bem assim. O papel de um pai separado ou divorciado não precisa - e não deve - se restringir ao de um mero visitante, de uma presença irrelevante na vida dos filhos. Afinal, mesmo que a guarda das crianças tenha ficado com a ex-mulher, isso não significa, de forma alguma, que ele tenha perdido seu poder familiar.

PUBLICIDADE

De acordo com o novo Código Civil Brasileiro, que regula, entre outras coisas, as questões familiares, o "poder familiar" - outrora chamado de "pátrio poder" - é o conjunto de direitos e deveres que o pai e a mãe possuem, em iguais proporções, em relação a seus filhos. O poder familiar é muito mais do que ficar com a guarda das crianças. É o poder de participar de sua criação e educação, bem como de todas as decisões importantes que dizem respeito à vida dos filhos menores. E esse poder não se extingue com a separação ou o divórcio, nem com novos casamentos ou uniões dos pais. Um pai ou uma mãe só podem ter seu poder familiar extinto ou suspenso em casos muito extremos - por exemplo, quando comprovadamente praticam abusos ou atos de violência que colocam em risco a integridade dos filhos. Mas, convém ressaltar novamente, a mera separação não é suficiente para que um pai ou uma mãe percam seu poder familiar.

Já a guarda das crianças é uma outra história. Embora geralmente a guarda fique com as mães, existem exceções. E essas exceções estão se tornando cada vez mais comuns. Basta ver o crescimento do número de pais que ficam com a guarda de seus filhos. Pode ocorrer, por exemplo, que a questão seja decidida de forma amigável durante a separação - a própria mãe, por razões pessoais, cede a guarda dos filhos ao ex-marido. Há casos, porém, em que a guarda é dada ao pai. Diz o Código Civil que, se os cônjuges não chegarem a um acordo quanto ao assunto, a guarda será atribuída a quem possuir as melhores condições para exercê-la. Isso significa que se existirem fatos verdadeiramente graves contra a mãe, que possam prejudicar o bem-estar da criança, a guarda pode ser dada ao pai. E se esses fatos graves surgirem depois da guarda ter sido dada à mãe, o pai tem o direito de mover uma ação judicial para ficar com a guarda dos filhos. Situações como negligência em relação à criança, esquecimento e constantes atrasos na hora de buscá-la na escola ou não cumprimento de compromissos médicos, entre outras, podem motivar a perda da guarda. Mas convém ressaltar que o fato da mãe cumprir uma extenuante rotina de trabalho não constitui um motivo, desde que a rotina dos filhos seja preservada com o auxílio de parentes ou de empregados. E a questão financeira também não é motivo para a perda da guarda - afinal, essa é a função da pensão alimentícia. Seja qual for o caso, porém, os homens devem estar cientes de que seus deveres e direitos de pai não acabam com o fim de seu casamento ou união.

Ivone Zeger é advogada especialista em Direito de Família e Sucessão. Membro efetivo da Comissão de Direito de Família da OAB/SP é autora dos livros "Herança: Perguntas e Respostas", "Família: Perguntas e Respostas" e "Direito LGBTI: Perguntas e Respostas"- da Mescla Editorial www.ivonezeger.com.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.