Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'O amor não precisa de cura', diz Google

O Google, por meio de seu perfil no Facebook, aderiu, nesta terça-feira, 19, à campanha #TrateSeuPreconceito, contra a decisão judicial que proibiu o Conselho Federal de Psicologia de punir profissionais que ofereçam a terapia de reversão sexual, conhecida como cura gay

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:
 Foto: Estadão

O Google, por meio de seu perfil no Facebook, aderiu, nesta terça-feira, 19, à campanha #TrateSeuPreconceito, contra a decisão judicial que proibiu o Conselho Federal de Psicologia de punir profissionais que ofereçam a terapia de reversão sexual, conhecida como cura gay, aos seus pacientes.

PUBLICIDADE

O juiz federal da 14ª Vara do Distrito Federal Waldemar Cláudio de Carvalho acolheu parcialmente pedido da psicóloga Rozangela Alves Justino em processo aberto contra o colegiado, que aplicou uma censura à profissional por oferecer a terapia aos seus pacientes. Segundo Rozângela e outros psicólogos que apoiam a prática, a Resolução do C.F.P. restringia a liberdade científica.

Em decisão, o magistrado não disse ser inconstitucional a resolução do Conselho Federal de Psicologia, datada de 1999, que determina que 'os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados'. No entanto, o juiz afirma que profissionais não poderão ser punidos por oferecer a '(re) orientação sexual'.

A partir da decisão, artistas, ministérios e governos estaduais aderiram à campanha #TrateSeuPreconceito, nas redes sociais, contra o parecer do magistrado. Cantores como Anitta, Pablo Vittar e Daniela Mercury estão entre os que aderiram ao movimento.

Uma campanha nas redes sociais contra a decisão que liberou nesta segunda-feira, 18, a terapia de reversão sexual - conhecida como "cura gay"- por psicólogos mobilizou artistas como os cantores Anitta, Pabllo Vittar, Di Ferrero (vocalista do NX Zero) e Daniela Mercury, além dos atores Bruno Gagliasso e Cauã Reymond.

Publicidade

"O amor não precisa de cura", afirmou o Google Brasil, em seu perfil nas redes sociais, logo acima de imagem em que usa a hashtag.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.