Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Núcleo anti-corrupção pede 'critérios éticos' na composição dos Tribunais de Contas

Enccla, que reúne mais de 70 órgãos públicos e entidades privadas dedicadas ao combate à propinas e à lavagem de dinheiro, defendeu a necessidade de aperfeiçoamento dos processos de indicações de ministros e conselheiros das Cortes de contas

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:

Plenário do TCE-RJ. Foto: Comunicação Social/TCE-RJ

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) - que reúne mais de 70 órgãos públicos e entidades privadas - defendeu a 'necessidade de aperfeiçoamento dos processos de escolha dos ministros e conselheiros dos Tribunais de Contas brasileiros'. Estratégia pede adoção de 'critérios técnicos, éticos e transparentes' nas indicações para as Cortes de contas, algumas integradas por membros sob permanente suspeita de ligação com propinas graúdas.

'O desafio é um só', diz Torquato

Os Tribunais de Contas de Mato Grosso e do Rio, por exemplo, praticamente sofreram uma intervenção judicial, com afastamento liminar de quase todos os seus conselheiros.

OUTRAS DO BLOG: + Alexandre dá mais 30 dias para PF investigar Aécio sobre R$ 5,2 mi da Odebrecht

Polícia Federal desarticula esquema de tráfico de drogas no Paraná

Publicidade

Picciani deixava talão de cheques em branco, diz gerente

República Velha da PF ataca corrupção eleitoral em SC

PUBLICIDADE

Sócio incrimina ex-gerente da Transpetro preso na Lava Jato 47

Em São Paulo, o conselheiro Robson Marinho está afastado desde agosto de 2014, por determinação judicial. Ex-chefe da Casa Civil do Governo Mário Covas (PSDB), ele está sob suspeita de receber propinas da multinacional francesa Alstom. Marinho nega.

Nesta quinta-feira, 23, reunida em Campina Grande (PB), em sua XV Plenária, a Enccla aprovou 11 ações de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e também duas Declarações, uma delas sobre reforma dos Tribunais de Contas.

Publicidade

O documento considera 'os recentes afastamentos de membros de Tribunais de Contas por supostos envolvimentos em graves atos ilícitos' e 'a importância constitucional do controle das contas públicas atribuída ao sistema de Cortes de Contas'.

Declaração sobre Reforma dos Tribunais de Contas

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), fórum que reúne mais de 70 órgãos públicos e entidades privadas ligadas à prevenção e à repressão da corrupção e da lavagem de dinheiro, em sua XV Plenária, realizada entre 20 e 24 de novembro de 2017 em Campina Grande/PB: Considerando os recentes afastamentos de membros de Tribunais de Contas por supostos envolvimentos em graves atos ilícitos;

Considerando a importância constitucional do controle das contas públicas atribuída ao sistema de Cortes de Contas;

DECLARA:

Publicidade

Apoio à discussão sobre a necessidade de aperfeiçoamento dos processos de escolha dos ministros e conselheiros dos Tribunais de Contas brasileiros, prezando por critérios técnicos, éticos e transparentes.

Campina Grande/PB, 23 de novembro de 2017

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.