PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro vê delações 'relevantíssimas'

Na sentença de condenação de ex-dirigentes da empreiteira Camargo Corrêa, juiz da Lava Jato aponta para investigados que tentam desqualificar reiteradamente delação premiada e colaboradores, entre eles doleiro Youssef e ex-diretor da Petrobrás

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Paulo Roberto Costa, (à esquerda) e Alberto Youssef, delatores do esquema de propina investigado pela Lava Jato. Foto: Dida Sampaio/Estadão e Vagner Rosario/Futura Press

Por Julia Affonso, Ricardo Brandt e Fausto Macedo O doleiro Alberto Youssef foi condenado nesta segunda-feira, 20, a 8 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado, e multa pelo crime de corrupção na ação que levou também à condenação de ex-dirigentes da cúpula da empreiteira Camargo Corrêa - Dalton Avancini, João Ricardo Auler e Eduardo Leite, que já não ocupam mais funções na empreiteira. Mas, na prática, Youssef deverá cumprir somente três anos em regime fechado.

PUBLICIDADE

O 'abrandamento' da pena do doleiro foi determinado pelo juiz federal Sérgio Moro que adotou as penas previstas no acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato. O magistrado avalia que Youssef e também o ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa (Abastecimento), outro delator, forneceram 'provas relevantíssimas' para Justiça sobre o esquema de corrupção e propinas instalado na Petrobrás e desbaratado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

Condenados de Abreu e Lima vão pagar R$ 50 milhões de indenização

A sentença de Moro no caso Camargo Corrêa fulmina os críticos das delações. Alguns dos mais renomados criminalistas do País tentam derrubar as delações, atribuindo aos delatores contradições e versões conflitantes entre si. "A efetividade da colaboração de Alberto Youssef não se discute. Prestou informações e forneceu provas relevantíssimas para Justiça criminal de um grande esquema criminoso", decidiu o juiz da Lava Jato. "Embora parte significativa de suas declarações demande ainda corroboração, já houve confirmação pelo menos parcial do declarado."

O juiz sustentou. "Alberto Youssef deverá cumprir somente três anos das penas em regime fechado, ainda que sobrevenham condenações em outros processos e unificações, salvo posterior quebra do acordo, reputando este Juízo o período suficiente para reprovação considerando a colaboração efetuada", anotou Sérgio Moro. "Após o cumprimento desses três anos, progredirá diretamente para o regime aberto em condições a serem fixadas e sensíveis a sua segurança."

Na sentença que condenou o doleiro, o magistrado afirmou que não cabia o 'pretendido' perdão judicial. A pena de Youssef teve como a confissão do crime como atenuante e a reincidência como agravante. O juiz faz menção ao caso Banestado - investigação sobre evasão de US$ 30 bilhões envolvendo diretamente Alberto Youssef. "Deve ser reconhecida a agravante da reincidência, pois Alberto Youssef foi condenado, com trânsito em julgado, por este mesmo Juízo na ação penal 2004.7000006806-4 em 24 de junho de 2004. Observo que não transcorreu tempo superior a cinco anos entre o cumprimento da pena daquela condenação e a retomada da prática delitiva", apontou Sérgio Moro.

"Inviável benefício igual a Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás) já que Alberto Youssef já foi beneficiado anteriormente em outro acordo de colaboração, vindo a violá-lo por voltar a praticar crimes, o que reclama maior sanção penal neste momento."

Paulo Roberto Costa foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem a pena que atinge doze anos de reclusão em regime fechado e multa. Como celebrou acordo de delação premiada, ele cumprirá a condenação de outra forma. "A efetividade da colaboração de Paulo Roberto Costa não se discute", anotou Moro. "Prestou informações e forneceu provas relevantíssimas para Justiça criminal de um grande esquema criminoso. Embora parte significativa de suas declarações demande ainda corroboração, já houve confirmação pelo menos parcial do declarado."

Publicidade

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

A pena privativa de liberdade do ex-diretor da Petrobrás fica limitada ao período já cumprido em prisão preventiva na Custódia da Polícia Federal (17 de março de 2014 a 18 de maio de 2014; e 11 de junho de 2014 a a 30 de setembro de 2014). Segundo a Justiça, ele deverá cumprir ainda um ano de prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, a partir de 1.º de outubro de 2014, e mais um ano contado de 1.º de outubro de 2015, esta feita de prisão com recolhimento domiciliar nos finais de semana e à noite.

"A partir de 1.º de outubro de 2016, progredirá o condenado para o regime aberto pelo restante da pena a cumprir, em condições a serem oportunamente fixadas e sensíveis às questões de segurança", determinou Moro. Para o juiz, as delações premiadas dos ex-dirigentes Dalton Avancini e Eduardo Leite, da Camargo Corrêa, tiveram 'alguma efetividade'. Eles foram condenados no mesmo processo a penas superiores a 15 anos de reclusão - na prática, porém, ficarão em regime domiciliar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.