PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro suspende por 30 dias ação penal contra Odebrecht, após início de negociação de delação

Despacho do juiz da Lava Jato publicado nesta quarta-feira, 1, foi dado após assinatura de termo de confidencialidade de empreiteiro com a Procuradoria Geral da República para começo de tratativas de colaboração premiada ser tornada pública

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Sérgio Moro. Foto: Dida Sampaio/Estadão

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos em primeira instância da Operação Lava Jato, suspendeu nesta quarta-feira, 1, a tramitação de uma ação penal contra o maior empreiteiro do País, Marcelo Bahia Odebrecht, em decorrência do início formal das negociações do grupo de um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Procuradoria da República.

"Diantes de informações de que estaria em andamento a negociação de alguma espécie de acordo de colaboração entre as partes, suspendo este feito por 30 dias", diz Moro, em despacho publicado ontem.

 

 

PUBLICIDADE

A ação penal trata da corrupção e lavagem de dinheiro em oito contratos da Odebrecht com a Petrobrás, que teriam resultado em pagamento de propinas entre 2006 e 2014.

[veja_tambem]

Os contratos são das obras de terraplenagem no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e na Refinaria Abreu de Lima, em Pernambuco, no gasoduto e no Terminal de Cabiúnas (Tecab), no Rio, e nas plataformas P-59 e P-60, na Bahia.

Publicidade

Odebrecht foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão, em outra ação penal julgada por Moro no dia 8 de março. O empreiteiro e executivos do grupo respondem ainda a uma terceira ação penal, aberta após a descoberta de um "departamento de propinas" dentro da empreiteira - resultado das investigações de pagamentos para o marqueteiro do PT João Santana.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.