PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro quer dados de conta de João Santana na Suíça

Ao analisar o pedido de revogação da prisão do marqueteiro de Lula e Dilma e de sua mulher Monica Moura, juiz da Lava Jato lembra que, até o momento, só ocorreu análise da movimentação de offshore do casal nos EUA

Por Mateus Coutinho , Ricardo Brandt e enviado especial a Curitiba
Atualização:

Juiz federal Sérgio Moro. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Foto: Estadão

O juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, deu 24 horas para que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal se manifestem sobre o pedido da defesa pela revogação da prisão temporária do marqueteiro do PT João Santana e sua mulher e sócia Mônica Moura. No despacho, o juiz ainda manda o casal apresentar os extratos da conta da offshore Shellbill Finance mantida por eles na Suíça.

PUBLICIDADE

Até agora, a Lava Jato só utilizou os dados da conta da empresa no Citibank nos Estados Unidos, que não foi declarada para as autoridades brasileiras, para apurar as suspeitas de que o marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula (2006) e de Dilma (2010 e 2014)teria recebido recursos ilícitos do esquema de corrupção na Petrobrás no exterior.

O marqueteiro João Santana e Mônica Moura em Curitiba. FOTO: REUTERS/Rodolfo Buhrer Foto: Estadão

"Para melhor análise deste Juízo, seria ideal que fossem disponibilizados pelos investigados e sua Defesa os extratos completos da conta em nome da off-shore Shellbil S/A, no Banque Heritage, na Suíça, já que somente se dispõe das transações efetuadas pelo banco correspondente nos Estados Unidos", assinala Moro no despacho.

[veja_tambem]

Publicidade

Santana e sua mulher estavam trabalhando na campanha à reeleição do presidente da República Dominicana até domingo e retornaram ao Brasil após a deflagração da 23ª fase da operação, na última segunda-feira, 22. Ambos já depuseram à Polícia Federal e confirmaram terem mantido a conta no exterior da offshore Shellbill Finance, que não foi declarada às autoridades brasileiras e recebeu, entre 2012 e 2014, US$ 7,5 milhões da Odebrecht e do lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propinas no esquema de corrupção na Petrobrás.

O publicitário afirmou à PF que criou a Shellbill em 1998 para receber recursos por um trabalho que realizou para a campanha presidencial na Argentina e que vinha mantendo ela desde então como "poupança". Ele e sua esposa afirmaram que a conta da Shellbill nos EUA foi utilizada para o recebimento de valores referentes a campanhas no exterior e sem relação com os trabalhos prestados pelo casal no Brasil.

Os dois foram os marqueteiros das últimas três campanhas presidenciais do PT, Dilma Rousseff (2010 e 2014) e Luiz Inácio Lula da Silva (2006). Fora do Brasil, participavam até domingo da campanha na República Dominicana, mas atuaram em Angola, no Panamá, na Venezuela.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.