Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro mantém ex-marqueteiros de Dilma e Lula na prisão

O juiz da Lava Jato converteu as prisões temporárias de João Santana e Monica Moura em regime preventivo

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Andreza Matais , Julia Affonso , Ricardo Brandt e Fausto Macedo
Atualização:

O marqueteiro João Santana e Mônica Moura em Curitiba. FOTO: REUTERS/Rodolfo Buhrer Foto: Estadão

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações penais da Operação Lava Jato na 1ª instância, converteu as prisões temporárias do marqueteiro João Santana e sua mulher e sócia Monica Moura em regime preventivo - sem prazo para terminar. Os dois haviam sido detidos temporariamente na Operação Acarajé, 23ª fase da Lava Jato.

PUBLICIDADE

"Embora as prisões cautelares decretadas no âmbito da Operação Lavajato recebam pontualmente críticas, o fato é que, se a corrupção é sistêmica e profunda, impõe-se a prisão preventiva para debelá-la, sob pena de agravamento progressivo do quadro criminoso. Se os custos do enfrentamento hoje são grandes, certamente serão maiores no futuro. O país já paga, atualmente, um preço elevado, com várias autoridades públicos denunciadas ou investigadas em esquemas de corrupção, minando a confiança na regra da lei e na democracia", afirmou Moro no despacho.

A Polícia Federal e a Procuradoria haviam pedido a conversão da prisão em preventiva sob alegação que os marqueteiros destruíram provas e foram informados com antecedência da Operação Acarajé. A defesa do publicitário e de sua mulher e sócia pediram a 'imediata colocação em liberdade' do casal. Segundo os advogados 'as insinuações da Polícia Federal não escondem sua inconsistência, para dizer o mínimo, e não resistem a uma análise um pouco mais séria e criteriosa'.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE JOÃO SANTANA E MONICA MOURA

Publicidade

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Polis Propaganda e Marketing declarou:

"A respeito da decisão do juiz Sergio Moro de converter as prisões temporárias de João Santana e Monica Moura em regime preventivo a defesa informa que considera injusta a decisão e que serão tomadas medidas para restaurar a legalidade."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.