Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro autoriza, e filha de Cunha resgata passaporte

Documentos foram entregues à Justiça por Danielle Dytz da Cunha Doctorovich, investigada na Lava Jato, e estavam retidos na 13.ª Vara Federal, em Curitiba

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

Eduardo Cunha, Danielle e Claudia. Foto: Reprodução

A filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) resgatou seus passaportes. Após autorização do juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, o advogado de Danielle Dytz da Cunha Doctorovich pegou os documentos brasileiro e italiano.

PUBLICIDADE

Documento

DEVOLUÇÃO

Os passaportes estavam retidos na 13.ª Vara Federal de Curitiba. Em 17 de julho, a filha de Eduardo Cunha pediu a Moro a devolução de seus documentos para ir ao exterior. O Ministério Público Federal não se opôs.

Em 24 de agosto, o magistrado autorizou. "Considerando-se que a entrega do passaporte foi espontânea e que não vigem medidas cautelares contra a requerente, autorizo a devolução de seus passaportes, brasileiro e italiano, mediante termo."

OUTRAS DO BLOG: + ENTREVISTA: 'O que está em jogo não é ministro Gilmar ou o MP, é a credibilidade do Poder Judiciário'

Publicidade

"Sinto que a gente vai ganhar dinheiro pra caramba", disse aliado de Richa, segundo delator

Delator revela R$ 12 milhões desviados de obras para campanha de Richa

Lava Jato é a 'revolução copérnica da Justiça criminal'

Seis dias depois, a defesa da filha de Cunha assinou uma certidão para a devolução dos documentos.

Danielle é investigada na Lava Jato. A investigação contra a filha do ex-presidente da Câmara foi desmembrada de um inquérito que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) por ordem do então ministro Teori Zavascki em 11 de março de 2016, 'a fim de que fosse dado prosseguimento a investigação de condutas atribuídas à peticionária e à sua madrasta, Cláudia Cordeiro Cruz'.

Publicidade

Cláudia Cruz, a madrasta, foi denunciada pelo Ministério Público Federal pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas, mas acabou absolvida por Moro.

O magistrado apontou 'falta de prova suficiente de que (Cláudia) agiu com dolo' ao manter conta na Suíça com mais de US$ 1 milhão, dinheiro supostamente oriundo de propina recebida pelo marido.

Eduardo Cunha está preso desde outubro de 2016 e já condenado por Moro a 15 anos e quatro meses de reclusão por crimes de corrupção, de lavagem e de evasão fraudulenta de divisas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.