Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ministro da Justiça manda PF explicar intimação a filho de Lula quase à meia-noite

José Eduardo Cardozo avalia como 'fora do procedimento usual' o fato de Luís Cláudio Lula da Silva ter sido notificado tão tarde

PUBLICIDADE

Foto do author Vera Rosa
Foto do author Andreza Matais
Foto do author Fausto Macedo
Por Vera Rosa , Andreza Matais e Fausto Macedo
Atualização:

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Foto: Fábio Motta/Estadão

Atualizado às 20h33

PUBLICIDADE

O empresário Luís Claudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi intimado a prestar depoimento no escândalo da compra de medidas provisórias. Ele foi notificado às 23 horas da última terça-feira, 27, após voltar da festa de aniversário de Lula. O horário e a data foram considerados uma afronta pela defesa e pelo ex-presidente, o que levou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a cobrar "imediatos esclarecimentos" do diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

Em ofício enviado ao chefe da PF, Cardozo cobrou explicações sobre a possibilidade de "o Sr. Luís Claudio Lula da Silva ter sido intimado, em tese, fora do procedimento usual, para prestar depoimento em inquérito policial". A PF não se manifestou. Investigadores disseram ao Estado que não há nada na legislação que impeça a entrega de intimação à noite.

A manifestação do ministro ocorreu após a defesa de Luís Claudio, o PT e o próprio ex-presidente Lula se queixarem do ocorrido. O partido e interlocutores do ex-presidente têm se queixado da suposta "falta de controle" do governo sobre as ações da PF. Esse seria um dos motivos de insatisfação com a presidente Dilma Rousseff, aliada do petista.

Cardozo disse ao Estado ter informado a Lula de que iria pedir esclarecimentos à PF.

Publicidade

A pedido da defesa de Luís Claudio, o depoimento dele foi adiado de ontem para a próxima semana. O filho de Lula virou alvo das investigações após o Estado revelar que recebeu dinheiro da consultoria Marcondes & Mautoni, suspeita de ter operacionalizado a compra das medidas provisórias 471/2009, 512/2010 e 627/2013. Questionado pela reportagem, ele confirmou que os pagamentos foram de R$ 2,4 milhões. As investigações relacionam os repasses à empresa de Luís Claudio à edição dessa última MP.

Editadas nos governos Lula e Dilma, as MPs promoveram incentivos fiscais à montadoras de veículos. A LFT Marketing Esportivo, em nome de Luís Claudio, foi alvo de busca e apreensão da Operação Zelotes no início da semana. A Justiça Federal autorizou a ação a pedido do Ministério Público Federal (MPF) - a PF não requereu a medida. Investigadores querem a quebra dos sigilos fiscal e bancário da empresa.

Inicialmente, os agentes da PF estiveram em um endereço no município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que seria a residência de Luís Cláudio par intimá-lo. Depois, eles se dirigiram aos Jardins e localizaram o filho do ex-presidente no final da noite de terça-feira, 27. Ontem, advogados de Luis Cláudio estiveram na PF e solicitaram a mudança do dia do depoimento do filho do ex-presidente.

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Luís Claudio, divulgou nota na qual informa que que pediu o adiamento porque ele "foi intimado pela Polícia Federal, na última terça-feira, por volta das 23 horas. Como o prazo entre a intimação e a oitiva era muito curto e os advogados não tinham conhecimento do inteiro teor das investigações, foi requerida a marcação de nova data para que sejam prestados os esclarecimentos."

A defesa reiterou que "a mera opinião de dois procuradores da República de que os pagamentos feitos pela Marcondes e Mautoni à LFT seriam "muito suspeitos" não autoriza a prática de qualquer medida que implique mitigar as garantias fundamentais de qualquer cidadão."

Publicidade

COM A PALAVRA, O MINISTRO JOSÉ EDUARDO CARDOZO

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou ao diretor geral da Polícia Federal imediatos esclarecimentos sobre informação divulgada pela Imprensa de que o Sr. Luís Cláudio Lula da Silva teria sido intimado, em tese, fora do procedimento usual, para prestar depoimento em inquérito policial. O despacho foi emitido na tarde de hoje.

Brasília, quinta-feira, 29 de outubro de 2015

COM A PALAVRA, O ADVOGADO CRISTIANO ZANIN MARTINS, QUE DEFENDE LUIS CLÁUDIO

"Luis Cláudio Lula da Silva foi intimado pela Polícia Federal, na última terça-feira, por volta das 23 horas, para prestar esclarecimentos na data de hoje. Como o prazo entre a intimação e a oitiva era muito curto e os advogados não tinham conhecimento do inteiro teor das investigações, foi requerida a marcação de nova data para que sejam prestados os esclarecimentos.

Publicidade

Reitera-se que a mera opinião de dois procuradores da República de que os pagamentos feitos pela Marcondes e Maltoni à LFT seriam "muito suspeitos" não autoriza a pratica de qualquer medida que implique mitigar as garantias fundamentais de qualquer cidadão.

Cristiano Zanin Martins"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.