PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula sugere que presidente do Tribunal da Lava Jato quer acabar com sua 'viagem'

Em evento no Rio, nesta terça, 16, ex-presidente evocou 'linhagem' do desembargador Thompson Flores, mandatário do Tribunal Regional Federal da 4. Região, de Porto Alegre, que é trineto de coronel da guerra de Canudos que vitimou Antônio Conselheiro

Por Roberta Pennafort/RIO e Luiz Vassallo/SÃO PAULO
Atualização:

ESTÁTUA DE ANTÔNIO CONSELHEIRO NO VILAREJO DE ALTO ALEGRE - FOTO DE NELSON ALMEIDA/AE Foto: Estadão

Ao criticar as declarações do presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), Thompson Flores, sobre ameaças aos desembargadores que irão julgá-lo no próximo dia 24, o ex-presidente Lula evocou a guerra de Canudos. Lula destacou que o desembargador que preside a Corte de apelações da Lava Jato é trineto de um general que morreu durante a ofensiva do Exército contra a comunidade no interior da Bahia, em 1896. Em evento no Rio, nesta terça-feira, 16, o petista questionou se talvez não esteja sendo visto como um 'cidadão de Canudos' e se Thompson Flores, 'da mesma linhagem', não quer 'acabar' com sua 'viagem'.

PUBLICIDADE

Lula participou de ato em seu favor, com cerca de mil pessoas, majoritariamente da área da cultura. Durante o evento, voltou a dizer que a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o juiz Sérgio Moro, que o condenou a 9 anos e seis meses de prisão no caso triplex, 'mentiram' em inquérito, acusação e sentença. O petista disse que Moro deveria ser 'exonerado'.

O ex-presidente será julgado no dia 24, pelo TRF-4. Ele apela da sentença de Moro, que o condenou por corrupção passiva e lavagem de dinheiro O magistrado da Lava Jato entendeu que o triplex no condomínio Solaris, no Guarujá, e suas respectivas reformas custeadas pela OAS, foram formas de pagamento de propinas de R$ 2,2 milhões ao ex-presidente.

Os recursos de Lula e de outros seis réus do processo do triplex serão julgados pelo desembargadores da 8.ª Turma da Corte federal - João Pedro Gebran Neto, Victor Laus e Leandro Paulsen.

Thompson não faz parte do colegiado que decidirá a sorte de Lula.

Publicidade

O ex-presidente insistiu nas críticas à condução, por Thompson, do episódio sobre as ameaças que desembargadores vêm recebendo às vésperas de seu julgamento. "O que me chama atenção é que esse cidadão vai a Brasília pedir proteção na Suprema Corte sem explicar quem está ameaçando. Porque, veja, se tiver ameaça, tem que pedir proteção, mas diga quem está ameaçando."

"Aliás, esse cidadão, ele é bisneto (sic) do general Flores, que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. É da mesma linhagem. Então, quem sabe ele esteja me vendo como um cidadão de Canudos e queira acabar com minha viagem", afirmou.

O trisavô de Thompson, Tomás Thompson Flores, é citado em Os Sertões, de Euclides da Cunha, e foi coronel na guerra de Canudos, aonde morreu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.