PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula revela a lista de empresas que contrataram suas palestras

Em nota à imprensa, Instituto do ex-presidente considera violação de sigilo 'um ato criminoso' e anuncia que pediu investigação

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Fausto Macedo, Andreza Matais e Vera Rosa

Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

PUBLICIDADE

O Instituto Lula abriu nesta terça-feira, 18, a lista completa das empresas que contrataram palestras do ex-presidente da República desde 2011. A medida foi tomada depois que Lula solicitou ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e à Procuradoria-Geral da República que apurem a violação de sigilo de sua empresa, LILS, segundo nota à imprensa divulgada pelo Instituto Lula.

No último fim de semana, a revista Veja publicou dados sobre o faturamento da LILS, que leva as inicais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Parte desse faturamento, quase R$ 10 milhões, teria origem em pagamentos de empreiteiras que são alvo da Operação Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobrás. Os dados constam de relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão de inteligência do Ministério da Fazenda.

Nesta terça-feira, 18, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) acionou a Polícia Federal para abrir inquérito sobre o vazamento. Para o Instituto Lula 'a violação atinge não só um ex-presidente da República mas toda a sociedade brasileira'.

Ao tornar pública a lista das empresas, o Instituto ressaltou. "Em sinal de respeito à sociedade brasileira, que merece receber informações corretas e verdadeiras, divulgamos a relação das empresas e instituições que, desde 2011, contrataram palestras do ex-presidente Lula no Brasil e no exterior por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda", diz a nota do Instituto Lula.

Publicidade

A entidade afirma que a atividade do ex-presidente 'é legítima', exercida por Lula 'desde que deixou a Presidência da República, a exemplo de outros ex-presidentes do Brasil e de outros países, e personalidades de destaque como esportistas, artistas, jornalistas, cientistas'.

De 2011 até hoje, segundo o Instituto, Lula fez 70 palestras contratadas por 41 empresas e instituições, 'sendo remunerado de acordo com sua projeção internacional e recolhendo os devidos impostos'.

No mesmo período, o ex-presidente participou, gratuitamente, de mais de 200 conferências, palestras e encontros promovidos por sindicatos, movimentos sociais, partidos, governos e instituições multilaterais, no Brasil e no exterior, 'sempre em defesa dos interesses nacionais, da paz mundial, estimulando o combate à fome e à pobreza'.

"Mesmo se tratando de contratos que preservam a privacidade das partes, julgamos necessária sua divulgação neste momento, para esclarecer distorções, manipulações e prejulgamentos em torno dessa atividade e das empresas contratantes, como vem ocorrendo por meio de reportagens, artigos e até editoriais na imprensa", acentua a nota do Instituto Lula.

Segundo a entidade, as palestras de Lula foram contratadas por algumas das maiores e mais respeitadas empresas de vários setores econômicos, do Brasil e do mundo. Por exemplo: Microsoft, Itaú, Infoglobo, Santander, Ambev, Telefónica, Iberdrola e Telmex.

Publicidade

"O ex-presidente Lula e a empresa LILS solicitaram ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e à Procuradoria-Geral da República que apurem, na competência de cada instituição, as responsabilidades pela violação criminosa do sigilo bancário da LILS, violação que atinge não só um ex-presidente da República mas toda a sociedade brasileira."

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

LISTA DAS EMPRESAS QUE CONTRATARAM PALESTRAS DE LULA ENTRE 2011 E 2015:

. ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industriais . Associação de Bancos do México . Abras - Associação Brasileira de Supermercados . ALL América Latina Logística . Ambev . Andrade Gutierrez . Banco Santander . Bank of America . BBVA Bancomer . BTG Pactual . Camargo Corrêa . Centro de Estudos Estratégicos de Angola . CFELG - Centro de Formacion y Estudios en Liderazgo y Gestion (Colômbia) . Cumbre de Negócios (México) . Dufry do Brasil . Elektra . Endesa . Gás Natural Fenosa . Grupo Petrópolis . Helibrás . Iberdrola . IDEA (Argentina) . INFOGLOBO . Itaú BBA . LG .Lojas Americanas . Microsoft .Nestlé . OAS . GDF Suez Energy Latin America . Odebrecht . Pirelli . Queiroz Galvão . Quip . Revista Voto . Sinaval . Telmex . Telos Empreendimentos Culturais . Terra Networks . Tetra Pak . UTC

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.