PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula diz a Bretas que 'está em busca da verdade'

Ex-presidente depôs por cerca de 50 minutos nesta terça-feira, 5, como testemunha de defesa do ex-governador do Rio Sérgio Cabral

Por Constança Rezende
Atualização:

Sérgio Cabral. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Em depoimento por cerca de 50 minutos ao juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio, o ex-presidente Lula afirmou que 'não acredita que hoje um brasileiro esteja mais em busca da verdade do que ele'. Lula depôs por videoconferência, desde a sede da Polícia Federal, em Curitiba - onde está preso há quase dois meses -, como testemunha de defesa do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), condenado a 100 anos de reclusão na Lava Jato e desdobramentos.

Lula troca brincadeiras com juiz Bretas em primeiro depoimento pós-prisão e alega 'momento de denuncismos'

O ex-presidente, de terno e gravata, depôs no processo em que o emedebista é acusado de ligação com esquema de compra de votos para eleger o Rio sede da Olimpíada/16.

No início da audiência, o juiz Marcelo Bretas, que preside a ação, prestou condolências ao petista pela morte de sua mulher Marisa, ocorrida em fevereiro de 2017.

Em seu depoimento, Lula negou que tenha 'relação íntima' com Cabral.

Publicidade

"Senhor Bretas, meu compromisso é com a verdade", afirmou Lula. "Não acredito que hoje um brasileiro esteja mais em busca da verdade do que eu."

PUBLICIDADE

O ex-presidente, condenado na Lava Jato a 12 anos e um mês de prisão no processo do triplex do Guarujá, disse que 'está cansado de mentiras'. "Quero a verdade."

Após a audiência, o juiz Marcelo Bretas escreveu uma mensagem no Twitter.

"Audiência tranquila e respeitosa por TODOS os participantes, testemunha/réu/advogados/membros do MPF/juiz e demais presentes, exatamente como deve ser um ato judicial", afirmou. "O trabalho do Poder Judiciário não deve ser exercido com rancores ou paixões políticas."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.