Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula confirma amizade com Bumlai e diz que empresário preso já se hospedou na Granja do Torto

Ex-presidente contou à Polícia Federal que 'não sabe precisar quantas vezes' o pecuarista, alvo da Lava Jato, se hospedou na residência oficial da Presidência durante sua gestão

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Bulla
Foto do author Julia Affonso
Por Beatriz Bulla , Gustavo Aguiar e Julia Affonso
Atualização:

 Foto: Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou em depoimento à Polícia Federal na quarta-feira, 16, sua relação de amizade com o pecuarista José Carlos Bumlai, preso em na Operação Lava Jato. No depoimento, colhido nesta semana, Lula disse que recebeu o empresário em Brasília e que "não sabe precisar quantas vezes" o pecuarista se hospedou na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.

PUBLICIDADE

Conforme revelou o Estadão nesta sexta-feira, antes de o depoimento se tornar público, os investigadores fizeram diversos questionamentos a Lula sobre suas relações com Bumlai. O empresário, preso em Curitiba, confessou ter tomado, em seu nome, empréstimo de R$ 12 milhões no banco Schahin para o caixa 2 do PT - o valor nunca foi pago.

 Foto: Estadão

No depoimento, Lula afirma que conheceu Bumlai na campanha para as eleições presidenciais de 2002, quando gravou um programa eleitoral sobre agricultura em uma fazenda do empresário. O ex-presidente disse que não falou com Bumlai sobre empréstimo em benefício do PT e que "jamais tratou sobre dinheiro ou valores" sobre o empresário ou realizou qualquer transação financeira.

[veja_tambem]

Publicidade

O ex-presidente disse que Bumlai "nunca pediu qualquer cargo" e nega ter tratado com o empresário sobre as indicações dos ex-diretores Néstor Cerveró ou Jorge Zelada para a Petrobrás. O petista diz achar que "todos os seus filhos e noras" possuem relação de amizade com Bumlai. Ao listar o nome dos familiares, o ex-presidente afirma que não recorda os nomes completos de todas as noras.

Ele afirmou que conheceu um integrante da família Schahin e reconheceu, após os investigadores mostrarem uma foto, o empresário Salim Schahin.Em delação premiada, Salim Schahin, um dos donos do Grupo Schahin, disse que Bumlai levou o então tesoureiro do PT Delúbio Soares em reunião na sede da empresa durante as tratativas para o empréstimo. Segundo Schahin, todo negócio estaria "abençoado" pelo ex-presidente da República.

No depoimento à PF, Lula afirmou que esteve em reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social com Schahin, mas nunca reservadamente. "Que não tomou conhecimento da realização de empréstimos em benefício do PT realizados através de terceiros; que nunca solicitou a Delúbio Soares a realização de empréstimos em benefício do PT", consta no depoimento de Lula.

O ex-presidente foi ouvido na última quarta-feira, na condição de "informante", em inquérito que tramita no Supremo para apurar suposta formação de quadrilha por políticos de PP, PT e PMDB para desviar recursos da Petrobrás. O teor do depoimento foi tornado público nesta sexta-feira, 18, após ser juntado ao inquérito do Supremo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.