Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula atribui a Dirceu indicação de diretores para a Petrobrás

À Polícia Federal, ex-presidente afirmou que 'processo de escolha não contava com sua participação'

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Bulla
Por Beatriz Bulla e Gustavo Aguiar
Atualização:

O ex-ministro José Dirceu. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O ex-presidente Lula atribuiu a José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil do seu governo, responsabilidade pela indicação de diretores da Petrobrás. Em depoimento à Polícia Federal na quarta-feira, 16, Lula disse que "cabia à Casa Civil receber as indicações partidárias e escolher a pessoa que seria nomeada".

Dirceu chefiou a Casa Civil durante parte do primeiro mandato do petista, entre 2003 e 2005, quando estourou o escândalo do mensalão - Dirceu foi condenado a 7 anos e onze meses de prisão no mensalão e está preso desde 3 de agosto como alvo da Operação Lava Jato, que desmontou esquema de propinas na estatal petrolífera.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Investigadores já suspeitavam que Dirceu havia indicado o engenheiro Renato Duque - preso da Lava Jato desde março - para a Diretoria de Serviços da estatal petrolífera. Mas Dirceu sempre negou. "Que o nome de Renato Duque foi levado à Casa Civil da Presidência da República, à época chefiada por José Dirceu", disse Lula à PF.

[veja_tambem]

Publicidade

O ex-presidente disse que "não sabe se foi o PT ou outro partido politico que indicou Renato Duque para assumir a Diretoria de Serviços". Afirmou que "não conhecia Renato Duque e que não participou do processo de escolha do nome de Renato Duque".

Sobre o ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, que também foi preso na Lava Jato e já está condenado a 17 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente disse. "Que acha que Nestor Cerveró foi uma indicação politica do PMDB; que Nestor Cerveró era um funcionário de carreira da Petrobrás."

Lula eximiu-se de qualquer responsabilidade na indicação dos diretores da Petrobrás. Ele afirmou que "o processo de escolha dos nomes dos diretores não contava com sua participação".

"Que o declarante recebia os nomes dos diretores a partir de acordos políticos firmados; que este processo de acordos políticos era feito normalmente pela ministro da área, pelo coordenador politico do Governo e pelo partido interessado na nomeação; que teve vários coordenadores políticos ao longo de seus oito anos de mandato; que pode citar Tardo Genro, Jacques Wagner, Alexandre Padilha, Aldo Rebelo, etc; que não se recorda qual destes articuladores políticos tratou das nomeações de Renato Duque e também de Nestor Cerveró."

Sobre outro ex-diretor que a Lava Jato pegou - Paulo Roberto Costa (Abastecimento) -, o ex-presidente disse que 'seu nome foi apresentado pelo Partido Progressista'. "Como nos demais, o nome de Paulo Roberto Costa foi levado à Casa Civil para deliberação e posterior e posterior nomeação pelo declarante; que os nomes dos indicados pelos partidos não eram levados diretamente ao declarante; que, como explicado, o processo de o escolha passava pela discussão com os diversos envolvidos no aspecto politico e não somente com o ministro-chefe da Casa Civil; que, ao final deste processo, o declarante concordava ou não com o nome apresentado, a partir dos critérios técnicos que credenciavam o indicado."

Publicidade

A PF quis saber de Lula se ele conversou com o ex-deputado José Janene (PP/PR, morto em 2010) sobre a indicação de Paulo Roberto Costa para assumir a Diretoria de Abastecimento da Petrobrás - Janene é apontado como o mentor do esquema de corrupção que se instalou na Petrobrás. O ex-presidente disse que 'nunca conversou' com Janene 'a respeito de qualquer assunto'.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Lula também afirmou que nunca tratou com os deputados Pedro Henry e Pedro Corrêa sobre a indicação de Paulo Roberto Costa. "Nunca tratou com qualquer liderança de qualquer partido sobre a indicação de algum nome para cargo da administração pública; que os nomes eram apresentados pelo Governo, ou seja, pelos articuladores políticos que levavam O nome à Casa Civil da Presidência."

Lula disse que 'nunca se sentiu pressionado pela Partido Progressista a fim de que Paulo Roberto Costa fosse nomeado diretor de Abastecimento da Petrobrás'. Ele declarou que o PMDB 'nunca ofereceu apoio político ao Governo a fim de manter Paulo Roberto Costa no cargo de diretor de Abastecimento, e se ofereceu tai apoio isto não chegou ao conhecimento do declarante'.

A PF indagou de Lula sobre quais diretores da Petrobrás foram indicados pela PT. "O declarante afirma que talvez Renato Duque tenha sido uma indicação do PT."

Ele saiu em defesa do ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli. Neste caso disse que 'foi uma indicação pessoal sua'. "Que indicou José Sérgio Gabrielli paraser diretor financeiro da Petrobrás em razão do mesmo ser um economista altamente capacitado e por ser alguém de sua confiança; que, da mesma forma, a indicação de José Sérgio Gabrielli para assumir a presidência da companhia foi uma escolha do declarante."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.