Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Leia o pedido do procurador pelo arquivamento de investigação contra Lula

em sete páginas, Ivan Cláudio Marx , do Ministério Público Federal em Brasília, apresenta seus argumentos no caso em que ex-presidente era suspeito de obstrução à Justiça

PUBLICIDADE

Por Rafael Moraes Moura e Breno Pires
Atualização:

Lula. Foto: Marcio Fernandes de Oliveira/Estadão

Em sete páginas, o procurador da República Ivan Cláudio Marx, do Ministério Público Federal em Brasília, pediu arquivamento de investigação contra o ex-presidente Lula por suposta obstrução da Justiça.

PUBLICIDADE

Lula, na ocasião, conversando sobre a Operação Lava-Jato, 'teria tentado persuadir os congressistas, que estavam entre as mais ascendentes lideranças senatoriais, a criar, no Senado Federal, uma espécie de 'gabinete de crise de modo a se contraporem àquilo que estava sendo divulgado' na mídia.

Em delação premiada, o ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT/MS) atribuiu a Lula interesse em comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró (Internacional), preso na Lava Jato por ordem do juiz federal Sérgio Moro.

Delcídio declarou que 'o presidente Lula queria que esse grupo assumisse um contraponto forte em relação aquilo que estava ocorrendo e que se protegesse o legado do ex-presidente'.

Publicidade

"Não se pode olvidar o interesse do delator em encontrar fatos que o permitissem delatar terceiros, e dentre esses especialmente o ex-presidente Lula, como forma de aumentar seu poder de barganha ante a Procuradoria-Geral da República no seu acordo de delação", assinala o procurador.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.