PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lama Asfáltica prende de novo ex-secretário de Obras de Mato Grosso do Sul

Edson Giroto comandou a secretaria de Obras Públicas e Transportes do Estado durante os mandatos do ex-governador André Puccinelli (PMDB); seu cunhado também foi detido na Operação Aviões de Lama, 3ª fase da investigação

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

Edson Giroto. Foto: Wendel Lopes/PMDB

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União e a Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira, 7, a Operação Aviões de Lama, 3ª fase da Lama Asfáltica, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Foram presos preventivamente o ex-secretário de Obras Públicas e Transportes de Mato Grosso do Sul, Edson Giroto, e seu cunhado Flávio Henrique Garcia Scrocchio.

PUBLICIDADE

Giroto comandou a secretaria durante os mandatos do ex-governador André Puccinelli (PMDB). Retornou o cargo em 2013 e 2014.

Esta é a segunda vez que Giroto é alvo de mandado de prisão. Na 2ª fase da Lama Asfáltica, o ex-secretário havia sido preso temporariamente. A custódia foi transformada em preventiva, Girotto ficou detido por 43 dias e foi solto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na 1ª fase, em 9 de julho de 2015, Giroto havia sido alvo de buscas. Na época, ele era assessor especial do Ministério dos Transportes, onde estava desde março de 2015. Após a deflagração da 1ª fase, Giroto pediu afastamento.

[veja_tambem]

Publicidade

A 3ª fase da Lama Asfáltica visa desarticular grupo criminoso que desviava recursos públicos de contratos de obras públicas e fraudava licitações. Os contratos sob investigação envolvem mais de R$ 2 bilhões.

Cerca de 20 policiais cumprem 3 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão de aeronaves, nos municípios de Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT e Tanabi/SP, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande.

De acordo com as investigações, a organização criminosa é especializada em desviar recursos públicos, inclusive federais. Ela atua no ramo de pavimentação de rodovias, construções, prestação de serviços nas áreas de informática e gráfica.

De acordo com a PF, esta fase da operação é consequência da análise da documentação apreendida na segunda fase da Operação Lama Asfáltica, denominada "Fazendas de Lama", que 'foi possível extrair elementos indicativos que os investigados estavam praticando o crime de lavagem de dinheiro'. A Federal afirma que os investigados usavam os recursos obtidos ilegalmente com a revenda com a revenda de bens de alto valor e distribuía esses montantes para diversas pessoas.

"Com essas ações, eles ocultavam a origem do dinheiro e mantinham, assim, a prática de novas condutas delituosas, mesmo após a deflagração da primeira fase da operação, em julho de 2015", informou em nota.

Publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA DE EDSON GIROTO

O advogado Valeriano Fontoura afirmou que ainda não teve acesso a todo o inquérito. "Preliminarmente não existe fato novo que pudesse justificar essa medida", disse.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.