Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça suspende ação do caso Labogen

Medida atende pedido da defesa do doleiro Alberto Youssef, que fez delação premiada na Lava Jato

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Ricardo Brandt, enviado especial a CuritibaRicardo ChapolaFausto Macedo

PUBLICIDADE

A Justiça Federal suspendeu por 30 dias a ação penal do caso Labogen - capítulo da Operação Lava Jato que revelou os movimentos do doleiro Alberto Youssef no Ministério da Saúde, em 2013, na gestão do então ministro Alexandre Padilha.

A decisão é do juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato. A medida foi requerida pela defesa do doleiro, sob alegação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá homologar delação premiada de Youssef.

Preso desde 17 de março, Youssef fez diversos depoimentos à força tarefa do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Confirmou os principais detalhes da delação do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, que apontou pelo menos 32 deputados e senadores como beneficiários do esquema de corrupção e propinas na estatal petrolífera.

A Lava Jato rastreia os negócios de Youssef na administração pública. Ele mirava cerca de 750 contratos. Os investigadores descobriram que o doleiro andou pelo Ministério da Saúde. Nessa etapa da investigação, a PF descobriu que o doleiro tinha como parceiro o empresário Pedro Paulo Leoni, o 'PP', ex-ministro do governo Fernando Collor (1990-1992).

Publicidade

Segundo a PF, pelas mãos do deputado André Vargas (sem partido/PR) o doleiro quase conquistou contrato milionário na Pasta depois que assumiu o controle do laboratório Labogen para fornecimento de medicamento. Vargas nega ter tido influência na investida do doleiro na Saúde.

Youssef é réu em quatro ações penais da Lava Jato. Uma delas, relativa à Labogen, e trata de evasão fraudulenta de divisas. Esta ação foi suspensa pelo juiz Sérgio Moro. O processo estava pronto para julgamento, após superada toda a fase de instrução - depoimentos de testemunhas de acusação e defesa e dos réus.

Ao concordar com a suspensão da ação, o juiz Moro considerou que na hora da sentença caberá a ele avaliar o cumprimento ou não do acordo de delação e a aplicação dos eventuais benefícios. Youssef é o único réu desta ação que continua sob custódia. O juiz suspendeu por 30 dias a ação ou até a eventual homologação do acordo de colaboração pelo Supremo Tribunal Federal, "o que ocorrer antes".

A homologação deve ser feita pelo Supremo porque o doleiro cita políticos com foro privilegiado perante a Corte. A expectativa é que o aval do STF ocorra antes do recesso de fim de ano, mas não é certo.

Os termos da delação de Youssef ainda não foram submetidos ao ministro relator do caso Lava Jato, Teori Zavascki.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.