PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça manda ex-diretor da Petrobrás explicar porque indicou Campos como testemunha

Juiz federal quer evitar que ações da Lava Jato provoquem "influência indevida em campanhas eleitorais'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Fausto Macedo, Isadora Peron e Mateus Coutinho

PUBLICIDADE

A Justiça Federal determinou ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa que esclareça o motivo de ter arrolado nos autos da Operação Lava Jato como suas testemunhas de defesa o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) do governo Dilma Rousseff (PT).

A ordem é do juiz federal Sérgio Fernando Moro, da 23.ª Vara Criminal Federal de Curitiba (PR), que comanda os processos da Lava Jato - investigação sobre lavagem de R$ 10 bilhões.

Paulo Roberto Costa é um dos acusados. Ele está preso por suspeita de liderar esquema de corrupção na Petrobrás e de associar-se ao doleiro Alberto Youssef, também alvo da Lava Jato. O ex-diretor da Petrobrás e o doleiro são réus em ação penal por suposto desvio de recursos das obras da refinaria de Abreu e Lima no município de Ipojucá, em Pernambuco. Seus defensores negam os ilícitos a eles atribuídos pela Procuradoria da República.

Publicidade

Assessoria de candidato afirma que ele não foi notificado sobre o pedido de Paulo Roberto Costa Foto: Felipe Rau/Estadão

A defesa de Paulo Roberto Costa arrolou como testemunhas Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco (2007 até abril de 2014), e também Fernando Bezerra, candidato a senador pelo Estado.

Mas o juiz Sérgio Moro quer saber o motivo de Costa ter incluído os dois políticos em sua defesa, "especificamente o que as testemunhas saberiam eventualmente sobre os fatos em apuração".

"O esclarecimento é necessário, a fim de que este Juízo possa verificar a pertinência e relevância da prova, já que, pelas circunstâncias, de difícil produção e porque pode influenciar indevidamente campanhas eleitorais, efeito que não pode ser admitido em processo judicial", advertiu o juiz.

A defesa de Paulo Roberto Costa também terá de "demonstrar a imprescindibilidade da oitiva das testemunhas no exterior".

Alberto Youssef, por seu lado, arrolou como testemunhas o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, o ex-diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró, e o diretor de Serviços da petrolífera, Renato Duque.

Publicidade

A assessoria de Eduardo Campos informou que o candidato à Presidência pelo PSB "não recebeu qualquer notificação oficial" da Justiça Federal sobre sua indicação como testemunha do ex-diretor da Petrobrás.

"Acreditamos que quem está mais capacitado para falar da atuação de Paulo Roberto Costa na Petrobrás são as pessoas que o nomearam e o mantiveram no cargo", sugeriu a assessoria de Campos.

Em março passado, Eduardo Campos declarou que conhece Paulo Roberto Costa. "Várias vezes ele (Costa) esteve em Pernambuco, em solenidades e reuniões. Essa refinaria está sendo construída no porto (Suape). O Estado fez uma série de obras para a Petrobrás como contrapartida da localização dessa refinaria em Pernambuco."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.