PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juiz vê 'risco à saúde pública' e mantém executivo da JBS na cadeia

O juiz federal Marcos Josegrei, responsável pela Operação Carne Fraca, avaliou que, se for libertado, Flavio Evers Cassou ‘trabalhará para destruir provas’.

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo , Ricardo Brandt , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:
 

O juiz federal Marcos Josegrei, responsável pela Operação Carne Fraca, manteve, neste sábado, 8, a prisão preventiva do médico veterinário Flavio Evers Cassou, da Seara, pertencente à JBS. O funcionário, que segundo a PF é executivo da JBS, é investigado por 'entregar dinheiro' aos fiscais do Ministério da Agricultura Daniel Gonçalves Filho e Maria do Rocio, apontados como líderes da organização criminosa que se instalou na pasta para defender os interesses de empresários do setor agropecuário em troca de propinas.

PUBLICIDADE

A operação, deflagrada no dia 17 de março, revelou um esquema de corrupção nas superintendências regionais do Ministério da Agricultura, nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Paraná, que envolvia fiscais federais e empresários dos maiores frigoríficos do País. De acordo com a PF, os agentes públicos investigados recebiam propinas para emitir certificados sanitários a carnes estragadas e adulteradas.

 Foto: Estadão

Em decisão que manteve Flávio Cassou preso preventivamente, o juiz Marcos Josegrei afirma que 'livre', o veterinário da JBS 'certamente, trabalhará ativamente para destruir provas e, dadas as redes de contatos que possuem em todas as áreas, atuar para inviabilizar o avanço das investigações'.

"É caso típico de reiteração criminosa que, evidentemente, não vai se estancar com outras medidas que não seja a de privação cautelar de liberdade. O risco para a saúde pública, para a ordem pública enfim é enorme e deve ser cessado de forma eficaz", anota o magistrado.

Publicidade

Segundo investigações da Polícia Federal, o funcionário da JBS conversava com a fiscal do Ministério da Agricultura Maria do Rocio sobre 'a entrega a ela de carnes, produtos alimentícios ou mesmo dinheiro, utilizando sempre 'apelidos' (balde, processo, dedos e luvas) para evitar falar diretamente a respeito do que seja pelo telefone'.

Para os investigadores, a partir da análise de uma série de diálogos grampeados, 'fica claro que Flavio Evers Cassou leva produtos e dinheiro para Maria do Rocio'.

O juiz federal Marcos Josegrei constata ainda que o funcionário da JBS 'chegou até a liberar cargas com o uso do acesso a sistemas internos do MAPA/PR, do qual tinha acesso com login e senha próprios, para atender aos interesses da Seara'.

COM A PALAVRA, A JBS

Informação para a imprensa

Publicidade

A JBS esclarece que Flavio Evers Cassou não é executivo da companhia. O profissional éfuncionário da Seara,cedido ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme regulamentação vigente e atualmente está com seu contrato de trabalho suspenso.

A JBS não compactua com qualquer desvio de conduta de seus funcionários e acompanha o caso para tomar todas as medidas cabíveis. A Companhia não vai se manifestar sobre o conteúdo da investigação nem do depoimento, uma vez que a defesa do funcionário segue de forma independente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.