Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Jonas, que vendia sentenças no TCE/Rio, se aposenta com salário de R$ 30,4 mil

Conselheiro que virou delator e confessou seus crimes fez parte, segundo Procuradoria, de 'ajuste criminoso' na Corte de contas que perdurou por 17 anos

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Jonas Lopes, durante Evento "Diálogo Público - Desafios para o Sucesso das Olimpíadas Rio 2016"- 2015. Foto: Fabio Motta/Estadão

A presidente interina, Marianna Montebello Willeman, do Tribunal de Contas do Estado do Rio, aposentou, 'a pedido', o conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior, acusado pelo Ministério Público Federal por venda de sentença. Delator na Operação Descontrole, desdobramento da Lava Jato, Jonas Lopes confessou o recebimento de propinas na Corte de contas. O ex-conselheiro e ex-presidente do Tribunal vai receber uma aposentadoria de R$ 30,4 mil.

PUBLICIDADE

A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 28. Além de aposentar Jonas Lopes, a presidente do TCE dissolveu o gabinete do conselheiro 'em função da perda de sua titularidade'. Estavam locados no gabinete 14 servidores.

"Com a consequente exoneração dos servidores ocupantes de cargo comissionado, devolução dos servidores cedidos aos respectivos órgãos de origem e relotação dos servidores efetivos", determinou Marianna Montebello Willeman.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

A delação de Jonas Lopes levou à deflagração da Operação O Quinto do Ouro em março deste ano. Na ocasião, conselheiros do TCE foram presos e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB) foi levado coercitivamente para depor.

+ TCE do Rio achacava prefeitos, diz delator

Publicidade

Relatório da PF aponta novos indícios de pagamento de propina a Pezão

Em agosto, Jonas Lopes e outros quatro investigados foram denunciados por envolvimento em esquema de venda de decisões da Corte de contas, com a participação de outros conselheiros perante o Superior Tribunal de Justiça. Com a aposentadoria, a acusação do Ministério Público Federal deverá ser remetida para a Justiça Federal do Rio.

A denúncia apontou corrupção em três períodos sucessivos (2000 a 2006, 2007 a 2010 e 2011 a 2016), lavagem de dinheiro e evasão de divisas, além de associação criminosa. Também foram denunciados Jonas Lopes de Carvalho Neto, Jorge Luiz Mendes Pereira da Silva, Álvaro José Galliez Novis e Edimar Moreira Dantas.

Esses crimes, afirma a acusação, 'renderam vasta quantidade de dinheiro em espécie, que foi repartida entre os participantes em encontros realizados na sala da presidência do TCE, mediante a entrega de envelopes e pastas contendo os valores ilícitos'.

Durante cerca de 17 anos, segundo a Procuradoria, conselheiros de contas 'estruturaram um ajuste criminoso de solicitação e recebimento de vantagens indevidas, oferecidas por interessados em processos submetidos a análise da Corte'.

Publicidade

A denúncia apontou que os valores serviram para determinar avaliações menos rigorosas nos processos submetidos a julgamento da Corte. O Ministério Público Federal afirma na acusação que há provas 'de que parte do dinheiro foi ocultada em conta mantida no exterior e outra convertida em animais bovinos e terras rurais, como forma de dissimular a natureza criminosa dos ativos'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.