Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Japonês da Federal' livre da tornozeleira eletrônica

Newton Ishii, celebrizado na Operação Lava Jato pela escolta de empreiteiros, políticos e ex-dirigentes da Petrobrás, foi beneficiado com desconto da pena a que foi condenado por facilitação de contrabando

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:

 Foto:

O agente da Polícia Federal Newton Ishii, celebrizado na Operação Lava Jato como o 'Japonês da Federal', está livre da tornozeleira eletrônica. Ele foi beneficiado por uma redução da pena a que foi condenado por facilitação de contrabando na fronteira de Foz do Iguaçu.

PUBLICIDADE

Ele ficou famoso na Lava Jato porque fez a escolta de empreiteiros, doleiros, políticos e ex-dirigentes da Petrobrás capturados na grande operação.

'Japonês da Federal' pegou quatro anos e dois meses de condenação no processo sobre contrabando. A Justiça autorizou que ele ficasse livre, mas com uso da tornozeleira.

Ele voltou à cena no início de setembro, quando escoltou à prisão da PF o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, detido por ordem do juiz federal Sérgio Moro na ação penal em que é réu com o ex-senador Gim Argello (PTB/DF).

Como continuou trabalhando, a pena do 'Japonês da Federal' sofreu um abatimento - a legislação sobre execução penal prevê que a cada três dias de labor o réu é beneficiado com um dia a menos da pena.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.