Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Janot afirma que interferência do governo no Ministério Público da Venezuela é 'estupro institucional'

Procurador-geral da República afirmou nesta quarta-feira, 23, em abertura da 22ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul, que o órgão de investigação venezuelano está subjugado 'a um verdadeiro poder político ditatorial'

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

 Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rechaçou, nesta quarta-feira, 23, a interferência do governo da Venezuela na atuação do Ministério Público daquele país, que tornou-se uma instituição "subjugada a um verdadeiro poder político ditatorial".

PUBLICIDADE

As informações são do site da Procuradoria-Geral da República.

"Assistimos a um estupro institucional no Ministério Público venezuelano", afirmou o PGR, na abertura  da 22ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul (REMPM), realizada em Brasília.

No evento, Janot pediu aos procuradores-gerais dos países membros do bloco que permaneçam atentos ao estado de exceção que se implantou na Venezuela e a qualquer outro episódio de instabilidade que coloque em risco o desenho do Ministério Público na região.

Publicidade

"Sem independência, o MP do nosso vizinho ao norte não tem mais condições de defender os direitos fundamentais das vítimas e acusados nem de conduzir com objetividade investigações criminais ou de atuar em juízo com isenção", afirmou. A cerimônia de abertura da reunião contou com a presença da procuradora-geral destituída da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, que foi convidada pelo PGR a participar do evento. Segundo Janot, os problemas políticos enfrentados no país, que acarretaram em sua suspensão do Mercosul, "não só colocaram em risco a autonomia do Ministério Público venezuelano, como de fato a arruinaram". "Nossas vozes devem estar unidas, fortes e prontas para enfrentar tais desafios", manifestou.

Cooperação - Em seu discurso, procurador-geral da República destacou que hoje um dos grandes desafios do Mercosul é promover a integração no campo judicial para garantir a efetividade de investigações e o combate à criminalidade. Para Janot, o bloco precisa superar o modelo atual de cooperação, baseado em uma autoridade central com poder de controle e transmissão documental, tal como já ocorreu na Europa. Ele defendeu a criação de equipes conjuntas de investigação entre países, com atuação independente, e criticou a interferência de autoridades centrais.

Janot lembrou o recente acordo firmado entre Brasil e Argentina para a criação de uma equipe conjunta destinada a apurar o esquema de corrupção envolvendo a Odebrecht.

O processo não foi concluído, pois, segundo Janot, as autoridades centrais de ambos os países apresentaram óbices e requisitos que "privam os Ministérios Públicos de sua autonomia para a realização de investigações transnacionais, notadamente de corrupção, subjugando os interesses público e do Estado à vontade ocasional de certos governos".

O Ministério da Justiça, que é a autoridade central no Brasil, exigiu uma intervenção direta na redação do acordo e sugeriu que as provas compartilhadas fossem transmitidas pelas autoridades centrais.

Publicidade

Já o Ministério das Relações Exteriores argentino propôs converter a equipe conjunta em um tratado internacional negociado pelos Poderes Executivos.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"Não há dúvida de que nossas autoridades centrais estão desvirtuando, por completo, a utilidade da ferramenta", reforçou o PGR. Segundo ele, é preciso que os procuradores permaneçam atentos para manter essência do MP e "sua capacidade constitucional de operar longe das amarras de contingências político-partidárias de governos, com autonomia e isenção". "Por essa razão e diante do cenário no qual nos encontramos, precisamos encontrar juntos os meios adequados para superar essas barreiras, para avançar em nossas investigações cruciais para o caso Lava Jato", reforçou.

Na abertura do evento, o PGR lembrou também que a cidadania no Mercosul ainda é um ideal a ser alcançado no âmbito do acesso à Justiça e da luta contra a criminalidade. "Nossas fronteiras, hoje, só servem de limite aos Ministérios Públicos, à Polícia e ao Judiciário. Não aos delinquentes de todas as partes e espécies", criticou. Nesse sentido, ele defendeu a criação de um marco normativo específico para as fronteiras, que garanta mecanismos próprios de cooperação nessas áreas para a obtenção de provas e captura de foragidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.