Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Hefesta mira desvios no Museu do Trabalho e do Trabalhador em São Bernardo do Campo

São cumpridos 8 mandados de prisão temporária, 8 mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, Barueri, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fabio Serapião , Fausto Macedo , Mateus Coutinho e Julia Affonso
Atualização:

Construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador FOTO DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

A Polícia Federal de São Paulo cumpre na manhã desta terça-feira, 13, 8 mandados de prisão temporária, 8 mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, Barueri, Rio de Janeiro e Distrito Federal. As diligências são parte da operação Hefesta que tenta desarticular esquema de desvio de recursos públicos federais do Ministério da Cultura para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador no município de São Bernardo do Campo(SP).

PUBLICIDADE

Ao todo, 60 policiais federais e 10 servidores da Controladoria Geral da União cumprem os 32 mandados expedidos pela 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo. O inquérito foi instaurado pela PF a partir de informações divulgadas pela imprensa em novembro de 2014, indicando atraso e possíveis fraudes na construção daquele museu.O nome Hefesta remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia.

Segundo a PF, a investigação aponta o desvio de recursos provenientes de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura municipal. Há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação. A obra iniciou-se em 2012 e estava prevista para durar 9 meses, mas até hoje não foi concluída.

COM A PALAVRA, A PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO:

"A Prefeitura de São Bernardo do Campo é a maior interessada em que tudo seja esclarecido e está à disposição das autoridades competentes para fornecer as informações necessárias. A Prefeitura tem certeza que nenhum desvio institucional foi cometido nesta obra."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.