PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Fux arquiva inquérito contra deputado Pedro Paulo, acusado de agredir a mulher

Decisão que livra peemedebista atende pedido da Procuradoria-Geral da República para quem as lesões verificadas no exame de delito da vítima 'foram decorrentes de atitude defensiva do investigado'

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

Pedro Paulo (à esq) e Eduardo Paes. Foto: Fábio Motta/Estadão

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento do Inquérito 4199, no qual era investigado suposto crime de lesão corporal atribuído ao candidato a prefeito do Rio pelo PMDB, Pedro Paulo, contra sua mulher. A decisão atendeu pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para quem 'não foi evidenciada a prática de crime'.

PUBLICIDADE

Segundo o procurador-geral, as evidências colhidas ao longo do da investigação confirmaram a tese da defesa segundo a qual as lesões verificadas no exame de delito da vítima 'foram decorrentes de atitude defensiva do investigado'.

Janot destacou que para haver o enquadramento no crime de lesão corporal - artigo 129 do Código Penal - seria necessário ficar demonstrado que as lesões foram provocadas 'de forma consciente para atentar contra a higidez física da vítima, ou seja, de forma dolosa, o que não ficou demonstrado'.

"Por se tratar de pedido de arquivamento feito pelo Procurador-Geral da República, a única decisão possível em nosso ordenamento jurídico é o seu acolhimento, em homenagem ao princípio acusatório que rege nosso processo penal", afirmou o ministro Fux.

O relator cita vários precedentes da Corte que demonstram 'haver entendimento sedimentado no sentido de que o pedido deve ser acolhido'.

Publicidade

"O Ministério Público detém a qualidade de autor da ação e cabe à Corte atender ao requerimento de arquivamento do inquérito", decidiu Fux.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.