Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Fortune coloca Moro em 13.º lugar do ranking 'maiores líderes' do planeta

Tradicional publicação americana compara juiz da Operação Lava Jato ao famoso Eliot Ness, do FBI, que derrubou o império de Al Capone na Chicago dos anos 1930

PUBLICIDADE

Por Por Fausto Macedo e Valmar Hupsel Filho
Atualização:
 Foto: Estadão

A revista americana Fortune, em sua edição publicada nesta quinta-feira, 24, colocou o juiz Sérgio Moro no 13.º lugar do ranking 'maiores líderes' do planeta.

PUBLICIDADE

A lista tem cinquenta nomes. O juiz da Operação Lava Jato - investigação sobre esquema de corrupção, cartel e propinas na Petrobrás, entre 2004 e 2014 - é o único brasileiro no index, surgindo à frente do vocalista Bono Vox, da banda irlandesa U2.

Segundo a tradicional publicação, Moro é o Eliot Ness brasileiro, uma referência ao famoso agente do FBI americano que derrubou o império de Al Capone em Chicago, nos anos 1930. Ness inspirou o filme 'Os Intocáveis'.

Em dezembro, o prestigioso jornal francês Le Monde publicou um perfil de Moro. A jornalista Claire Gatinois descreve o magistrado como 'um pequeno juiz de província', 'moreno de queixo quadrado', 'odiado e temido por políticos', mas 'adulado pelos cidadãos brasileiros'.

O jornal afirmou que a Lava Jato é um escândalo que pode transformar o Brasil e comparou Moro a Eliot Ness.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.