PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Foragidos

Três dias depois de terem prisão preventiva decretada pela juíza Débora Faitarone, da 1ª Vara do Juri de São Paulo, continuam desaparecidos 'Maninho do PT e seu filho Leandro, acusados de tentativa de homicídio doloso contra o empresário Carlos Alberto Bettoni em frente o Instituto lula na noite de 5 de abril; defesa aposta em recurso para tentar reverter ordem de custódia preventiva

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

EFE/Sebastião Moreira/ATENCIÓN EDITORES: CONTENIDO GRÁFICO EXPLÍCITO Foto: Estadão

Passados três dias desde o decreto de prisão preventiva, o ex-vereador Manoel Eduardo Marinho, o 'Maninho do PT', e seu filho, Leandro Eduardo Marinho, acusados de tentativa de homicídio duplamente qualificado contra o empresário Carlos Alberto Bettoni, no dia 5 de abril, em frente à sede do Instituto Lula, em São Paulo, continuam foragidos.

PUBLICIDADE

+ Promotoria pede júri popular para investigados por agressão a empresário em frente o Instituto Lula

Nesta sexta-feira, 11, a juíza Débora Faitarone, da 1ª Vara do Juri de São Paulo, decretou o encarceramento de ambos por tempo indeterminado. Eles ainda não se apresentaram e seus advogados apostam em recurso para tentar reverter a ordem de prisão.

A magistrada justifica a prisão 'para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal'. Na decisão ela também recebeu a denúncia contra Manoel e Leandro. Ela destaca que 'a vítima permaneceu dias na UTI'.

"O estado de saúde dela ainda é gravíssimo, não obstante já tenha deixado o hospital. O laudo pericial juntado aos autos acusa traumatismo craniano (ferimento corto contuso na região da cabeça com afundamento parietal posterior a esquerda. Hemorragia em lobo frontal e temporal direitos e traumatismo com fraturas na porção óssea do septo nasal)", anotou.

Publicidade

Segundo a magistrada, Maninho e seu filho 'contaram com a impunidade, que não veio e não virá'. "Eles não podem permanecer em liberdade após a prática de um crime doloso contra a vida, praticado de maneira tão covarde".

"As imagens demonstraram que a vítima, por diversas vezes, pediu para que os réus mantivessem a calma. Ela ergueu o braço, com a palma da mão aberta e implorou para que eles cessassem as agressões. Ela tentou fugir dos réus, mas infelizmente não conseguiu", afirmou.

No despacho, a juíza ainda avalia que a 'liberdade dos acusados geraria, na sociedade, uma enorme sensação de impunidade e a impunidade é um convite ao crime'.

"O Brasil é o país com o maior número de homicídios do mundo e isso exige responsabilidade social por parte do Poder Judiciário", escreveu.

A juíza afirma que, após empurrar o empresário contra o caminhão, 'mesmo com a vítima caída, com uma poça de sangue que escorria pela sua cabeça em via pública (ela parecia estar convulsionando), os réus afastaram-se do local, demonstrando frieza e total desprezo pela vida humana'.

Publicidade

"A vítima foi socorrida por populares, que gritaram por uma ambulância. Os gritos dos populares são de desespero. As imagens demonstraram, de maneira clara, toda a cena", narra.

Denúncia. Nesta quinta-feira, 10, o promotor Luiz Eduardo Levit Zilberman denunciou o ex-vereador e seu filho por tentativa de homicídio duplamente qualificado. Segundo o promotor, o crime foi cometido por motivo torpe 'decorrente de intolerância diante da suposição de que a vítima estivesse no local a protestar contra o ex-presidente da República e seus apoiadores políticos' e com emprego de meio cruel.

Zilberman pediu o arquivamento do caso em relação ao sindicalista Paulo Cayres, conhecido como 'Paulão', que chegou a ser indiciado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.