PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Executivo diz que ex-deputado invadiu empreiteira e exigiu propinas

João Ricardo Auler, da Camargo Corrêa, contou à Justiça Federal que em 2009, José Janene, do PP, mentor do esquema derrubado pela Lava Jato, lhe apresentou Paulo Roberto Costa, da Petrobrás, como 'homem dele'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O ex-deputado José Janene. Foto: Dida Sampaio/AE - 27/07/2005

Por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo

PUBLICIDADE

O empreiteiro João Ricardo Auler, ex-presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa e réu da Operação Lava Jato, disse à Justiça Federal que o ex-deputado José Janene (PP/PR) - apontado como mentor do esquema de fraudes a propinas na Petrobrás -, certo dia, em 2009, "invadiu" a sede da empreiteira para exigir pagamento de propinas nas obras da refinaria REPAR. Auler, preso em novembro de 2014 por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro e solto na semana passada por ordem do Supremo Tribunal Federal, declarou que Janene - morto em 2010 - "era um homem truculento".

ASSISTA AO DEPOIMENTO DE JOÃO AULER À JUSTIÇA

Auler depôs à Justiça Federal na segunda feira, 4. O juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato, perguntou ao empresário se ele conheceu José Janene e o doleiro Alberto Youssef, peça central do esquema de propinas instalado na Petrobrás desde a indicação de Paulo Roberto Costa pelo PP para a Diretoria de Abastecimento da estatal.

"(Janene) eu conheci nos idos de 2005, examinando um oleoduto. Ele, como deputado federal, na época era membro da Comissão de Minas e Energia ou de Infraestrutura, uma dessas duas comissões. Ele tinha interesse nos projetos ligados à área de Minas e Energia.Tinha interesse de saber sobre planos de investimentos e de projetos ligados à área de Minas e Energia e me procurou."

Publicidade

O empreiteiro disse que fez "algumas reuniões" com Janene. "Discutimos esse projeto, mais ou menos em 2005. Em 2006 ele me procurou junto com o sr. Paulo Roberto Costa, que eu já conhecia. Ele me apresentou ao sr. Paulo Roberto Costa como 'homem dele, de indicação dele' e essa indicação também era do partido que ele pertencia, o PP. Ele disse que o sr. Paulo Roberto Costa era um homem dele. Nesse momento, nesse dia, ele me solicitou que fossem feitas doações eleitorais. Na presença do sr. Paulo Roberto Costa. Eu disse: não vejo problema, temos um procedimento interno na empresa, eu levo para quem de direito na empresa, a gente analisa, dentro da lei, a gente faz ou não faz, se for o caso."

Auler disse que ficou "um período" sem encontrar Janene. Segundo ele, por volta de 2008, Janene voltou a procura-lo.

"Ele estava com o sr. Alberto Youssef, me apresentou o sr. Youssef como homem de confiança dele. Estavam começando os projetos na área de Abastecimento (da Petrobrás). Ele disse que nós seríamos obrigados a pagar uma comissão, na realidade uma propina, num projeto da REPAR, que estava começando. Eu disse: sr. Janene não combinei nada com o sr., desconheço esse assunto. Não é minha área, estou afastado do dia a dia da empresa, da parte operacional e não concordo com isso."

"Mas ele (Janene) não se deu por vencido", relatou o empreiteiro à Justiça Federal. "Encerrou essa reunião, marcou uma outra. Voltou a insistir nesse assunto. A reunião foi tensa e ele me disse que se a gente não providenciasse isso aí a gente iria ser punido pela Área de Abastecimento. Ele voltou a me procurar, eu parei de atende-lo quando um dia ele invadiu a empresa. A minha assistente avisou, eu disse 'não vou atender esse sr., não tenho o que falar com ele'. Eu disse: não falo mais com o sr, assuntos relacionados com a Petrobrás o sr. fala com Eduardo Leite (executivo da empreiteira), que assumiu em 2008 a área de Óleo e Gás da Camargo Corrêa. Deixei os dois conversando e saí da sala, foi um momento muito crítico para mim. Essa invasão foi em 2009. Ele (Janene) era um homem truculento, eu queria sair fora daquilo."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.