PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Polícia prende outra vez Silval Barbosa, ex-governador de Mato Grosso

Peemedebista foi alvo de mais um mandado de prisão preventiva nesta manhã na 5ª fase da Operação Sodoma, que apura um esquema de corrupção envolvendo contratos de duas empresas com o governo do MT entre 2011 e 2014

Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa. Foto: EUCLIDES OLTRAMARI JR /FUTURA PRESS

O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) e outros quatro investigados foram alvos de mandados de prisão preventiva nesta manhã na quinta fase da Operação Sodoma, deflagrada pela Polícia Civil do Mato Grosso para investigar um esquema de fraudes à licitação, desvio de dinheiro público e pagamento de propinas no Estado. Silval já estava detido desde a primeira fase da investigação, em 2015 e agora é alvo de um novo mandado.

PUBLICIDADE

Segundo as investigações, as empresas Marmeleiro Auto Posto LTDA e Saga Comércio Serviço Tecnológico e Informática LTDA teriam pago propina de ao menos R$ 7 milhões para a organização criminosa supostamente liderada pelo peemedebista no Estado entre 2011 e 2014. Neste período, as duas empresas receberam aproximadamente R$ 300 milhões em contratos com o governo de Barbosa.

A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz). Ao todo, 17 equipes de policiais civis, com delegados investigadores e escrivães, cumprem cinco mandados de prisão preventiva nove de condução coercitiva e nove de busca e apreensão domiciliar, nos estados de Mato Grosso, Santa Catariana e Distrito Federal.

Os mandados de prisão foram cumpridos contra os investigados: Valdisio Juliano Viriato, Francisco Anis Faiad, Silval da Cunha Barbosa, Sílvio Cesar Corrêa Araújo, Jose Jesus Nunes Cordeiro. Entre os conduzidos coercitivamente para interrogatórios estão: Wilson Luiz Soares, Mario Balbino Lemes Junior, Rafael Yamada Torres, Marcel Souza de Cursi, Valdecir Cardoso de Almeida.

De acordo com a Polícia Civil do MT, suspeitos são investigados em fraudes à licitação, corrupção, peculato e organização criminosa em contratos celebrados entre as empresas Marmeleiro Auto Posto LTDA e Saga Comércio Serviço Tecnológico e Informática LTDA, nos anos de 2011 a 2014, com o Governo do Estado de Mato Grosso.

Publicidade

Segundo a Polícia Civil apurou, as empresas foram utilizadas pela organização criminosa, investigada na operação Sodoma, para desvios de recursos públicos e recebimento de propinas, "utilizando-se de duas importantes secretarias, a antiga Secretaria de Administração (Sad) e a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Septu), antiga Secretaria de Infraestrutura (Sinfra)", diz a nota divulgada pela Polícia.

Os presos e conduzidos estão sendo levados para a Defaz. As ordens judiciais foram decretadas pela Juíza da 7.ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda.

COM A PALAVRA, A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL EM MATO GROSSO (OAB-MT)

Nota de Esclarecimento

Em relação aos fatos noticiados sobre a prisão preventiva do ex-presidente da OAB-MT (Francisco Anis Faiad), a entidade informa que está acompanhando o caso a fim de garantir as prerrogativas do advogado.

Publicidade

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, e o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), André Stumpf, acompanham os depoimentos na Delegacia Fazendária de Cuiabá.

Neste momento, o objetivo é assegurar que todas as prerrogativas previstas na Lei 8.906/94 sejam observadas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.