Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ex-diretor da Petrobrás diz que pagou propina a PT, PMDB e PP

Paulo Robeto Costa declarou à Justiça Federal que esquema financiou campanhas das três siglas nas eleições de 2010

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Ricardo Brandt

Ex-diretor irá para a CPI mista sem algemas e com escolta Foto: Fabio Motta/Estadão

PUBLICIDADE

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, revelou à Justiça Federal nesta quarta feira, 8, que pagou propinas a três partidos políticos "grandes" - o PT, o PMDB e o PP - para financiar a campanha eleitoral das siglas em 2010.

Costa disse que foi indicado para o cargo pelo ex-deputado José Janene (PP-PR), em 2004, com a missão de montar um esquema de pagamento de propinas para políticos. Ele afirmou que a propina para os partidos era dividida na base de 1% para um e 2% para outro - sobre valores superfaturados de contratos da Petrobrás com empreiteiras e fornecedores.

O ex-diretor, que fez delação premiada ao Ministério Público Federal, homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, declarou na audiência desta tarde que o esquema financiou a campanha eleitoral de 2010.

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

PF vê depósitos de US$ 4,8 mi da OAS a contas de ex-diretor

Ele não pôde dizer, em seu relato, os nomes de políticos que teriam recebido dinheiro de corrupção."Muita gente", ele disse. A competência para investigar ou processar parlamentares é exclusiva do Supremo Tribunal Federal, por isso ele não pode citar os nomes à Justiça Federal.

Costa depôs durante cerca de duas horas no processo da Operação Lava Jato em que é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro desviado das obras da refinaria Abreu e Lima. Costa já deixou a sede da Justiça Federal, em Curitiba, e está retornando ao Rio de Janeiro, onde cumpre prisão em regime domiciliar.

O ex-diretor apontou os nomes de outros três diretores da Petrobrás que, segundo ele, faziam parte do esquema. Afirmou que recebeu "pessoalmente de Sérgio Machado (presidente da Transpetro) a quantia de R$ 500 mil."

Ele afirmou que em "outras diretorias" da Petrobrás também havia esquema de propinas. "Havia um esquema de grupos atuando na Petrobrás, cada um com seus interesses, cada um com seu operador."

Publicidade

Sobre a participação de políticos, ele disse. "Os líderes estão fora desse processo, são agentes políticos, não são as empresas".

PUBLICIDADE

Segundo Costa, as empreiteiras e fornecedores "estavam submetidas até à quebra se não pagassem propina". "Quem não pagava não participava", declarou o ex-diretor.

COM A PALAVRA, A TRANSPETRO

"O presidente da Transpetro, Sergio Machado, nega com veemência as afirmações atribuídas ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Trata-se de uma afirmação absurda e falsa. Machado está indignado com a divulgação do suposto conteúdo de um depoimento dado a portas fechadas e sobre o qual não se tem nenhuma informação oficial. Tomará todas as providências cabíveis para restabelecer a verdade e defender sua honra, processando judicialmente quem quer que seja na defesa da Transpetro. Ressalta ainda a sua estranheza com o fato desse vazamento ter ocorrido no meio do processo eleitoral.

Sergio Machado jamais foi processado pelo Ministério Público ou por qualquer outra autoridade brasileira em decorrência de seus atos ao longo de 30 anos de vida pública."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.