PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ex-controlador do Banco Santos é denunciado por sonegação de mais de R$ 11 mi

Edemar Cid Ferreira é acusado de usar cartões magnéticos para pagar empregados sem comunicação à Previdência

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo
Atualização:

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou o empresário Edemar Cid Ferreira, ex-controlador do Banco Santos, por sonegação de contribuição social previdenciária no valor de R$ 11,63 milhões, entre janeiro e dezembro de 2004.

PUBLICIDADE

Segundo a Procuradoria da República, fiscalização da Delegacia da Receita Previdenciária na empresa Procid Invest Participações e Negócios Ltda - da qual o ex-banqueiro era sócio administrador - constatou que ele "continuamente omitiu na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social remunerações geradoras de contribuições sociais previdenciárias".

Informação divulgada no site da Procuradoria em São Paulo, esses pagamentos foram realizados aos empregados a título de premiação através de cartões magnéticos de incentivo denominados 'flexcard'.

A denúncia, de autoria do procurador da República Vicente Solari de Moraes Rêgo Mandetta, ressalta que Edemar era, à época dos fatos, o único sócio administrador da empresa devedora. "Portanto, o ex-banqueiro era responsável pelas decisões quanto ao recolhimento das contribuições previdenciárias e estava ciente da omissão de informações em Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social sobre valores pagos aos empregados", ressalta o Ministério Público Federal.

O ex-banqueiro foi denunciado pelo crime tipificado no artigo 337-A, inciso III, do Código Penal, com pena de dois a cinco anos de reclusão e multa. Segundo a Procuradoria da República, "o montante sonegado não foi quitado nem parcelado".

Publicidade

Edemar Cid Ferreira disse que "há um equívoco" do Ministério Público Federal. "Na verdade, quem tem que ser processado é o banco que criou esse cartão flexcard", disse o ex-banqueiro.

Segundo Edemar, "esse processo (contra ele) já foi arquivado duas vezes, agora é uma simples petição do procurador para o juiz analisar".

"É um absurdo o que está acontecendo, essas informações são equivocadas", declarou o ex-controlador do Banco Santos.

 

COM A PALAVRA, A DEFESA DE EDEMAR CID FERREIRA

Em nota, a Assessoria de Imprensa de Edemar Cid Ferreira esclareceu:

Publicidade

 

O ex-controlador do Banco Santos, Edemar Cid Ferreira, repudia veementemente mais uma tentativa de envolver seu nome em atividades escusas, e o que, segundo ele, está sendo acionado pelo administrador judicial Vânio Aguiar. "Há uma pressão enorme junto ao Ministério Público Federal de tal forma que até o comunicado à imprensa foi forçado e alterado". "Nele, para terem uma ideia, há alusão a uma possibilidade de prisão, o que não consta nem no texto original enviado pelo procurador", afirma.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"Eles buscam que um assunto já decidido retorne e tome uma monta e importância que não tem", conclui. Assim, sobre a denúncia emitida hoje pelo MPF, Edemar Cid Ferreira pede que seja observado (e o que pode ser verificado em uma consulta ao processo e suas movimentações) o seguinte:

1- O mesmo assunto já foi verificado e arquivado três vezes. Sendo que a última em junho de 2013.

Consulta da Movimentação Número : 107 PROCESSO 0008946-13.2006.4.03.6181 Autos com (Conclusão) ao Juiz em 18/05/2011 p/ Despacho/Decisão *** Sentença/Despacho/Decisão/Ato Ordinatório 1-Nos termos da manifestação da Procuradora da República (fls. 388/392), que fica fazendo parte integrante desta decisão, determino o ARQUIVAMENTO dos autos instaurados para apurar fato que configura, em tese, infração prevista no artigo 337-A do Código Penal, sem prejuízo do disposto no artigo 18 do Código de Processo Penal. 2-Façam-se as comunicações e anotações de praxe.3-Oficie-se ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais requisitando que, nos termos do artigo 27 do Decreto nº 70.235/72, seja conferida prioridade no julgamento dos processos nº 11831.001752/2007-14 e 36624.014056/2006-55.4-Dê-se ciência ao Ministério Público Federal. Ato Ordinatório (Registro Terminal) em : 17/05/2011-------------------------------------------------------------------------------------

Consulta da Movimentação Número : 136 PROCESSO 0008946-13.2006.4.03.6181 Autos com (Conclusão) ao Juiz em 05/06/2013 p/ Despacho/Decisão *** Sentença/Despacho/Decisão/Ato Ordinatório Nos termos da Resolução do Conselho da Justiça Federal nº 63/09, encaminhem-se os autos ao Ministério Público Federal, dando-se baixa.Registro que caso cheguem a este Juízo documentos referentes ao presente feito serão encaminhados ao " Parquet" Federal para juntada aos autos, com a maior brevidade possível.São Paulo, data supra. Ato Ordinatório (Registro Terminal) em: 06/06/2013

Publicidade

2- Toda a operação que envolve essa denúncia já foi confirmada como totalmente legal, vigente no mercado financeiro. O processo refere-se ao cartão FLEXCARD de responsabilidade do Unibanco Seguradora, hoje Unibanco Itaú Seguradora.

3 - Esse processo (0008946-13.2006.4.03.6181) remonta a 2006.

São Paulo, 5 de agosto de 2014

 

Assessoria de Imprensa de Edemar Cid Ferreira

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.