PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

"Estou na casa da Marisa Letícia", diz amigo de Lulinha sobre sítio

Kalil Bittar, irmão do dono oficial de propriedade em Atibaia, pede permissão da família Lula para levar convidados a um churrasco. O ex-presidente é quem tem as chaves

Foto do author Andreza Matais
Por Fabio Fabrini e Andreza Matais
Atualização:

 

Telefonemas grampeados pela Polícia Federal mostram que Luiz Inácio Lula da Silva e seu entorno agem como proprietários do sítio Santa Bárbara, em Atibaia. O imóvel está em nome de dois amigos do petista, entre eles o empresário Fernando Bittar. Mas, para levar convidados a um churrasco no local, Kalil Bittar, irmão do "dono" oficial, precisou de autorização de um dos filhos de Lula. Numa das conversas, ele soltou: "Estou na casa daquela acumuladora chamada Marisa Letícia".

PUBLICIDADE

Os diálogos sobre o sítio - que Lula admite usar, mas nega ser seu - foram interceptados entre 20 e 27 de fevereiro. Num deles, cujo teor foi resumido pela PF, o próprio Lula avisa um de seus auxiliares que precisa das chaves, pois vai chegar tarde. "Tais indícios sugerem que o sítio, de fato, seja da família de LILS (Luiz Inácio Lula da Silva), pois a chave do mesmo não fica com Fernando Bittar e Jonas Suassuna (outro proprietário), mas com LILS e seus filhos", registra relatório da PF..

Em outra conversa, Kalil questiona Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do ex-presidente: "Vou ver se convenço o Fabiano a vir para cá. Tenho sua autorização para isso?" "Você tem autorização para tudo, meu amor", assentiu Fábio.

Os dois discutem detalhes, como os cortes de carne para passar o dia na piscina. Ao chegar em Atibaia, Kalil liga novamente para Fábio Luís e diz que está com dificuldades para contatar o caseiro Maradona, que estava lavando os pedalinhos dos netos de Lula. O filho de Lula, então, avisa o funcionário: "O irmão do Fernando, o Kalil, tá indo praí".

Em relatório sobre as ligações, a PF diz causar "estranheza" um irmão do proprietário oficial do sítio pedir permissão para usar as dependências. Durante a estadia, Kalil liga para a mulher de Fábio Luís e faz vários comentários sobre a casa da "acumuladora chamada Marisa Letícia". Conta ter feito uma "limpa" na geladeira, repleta de comida vencida, a exemplo de um "hamburguesinho" fabricado "antes da eleição" da presidente Dilma Rousseff.

Publicidade

"Estou com a equipe de segurança, eu, Maradona, umas três galinhas que acho que não venceram.  Acho que eu fiz uma merda: abri um vinho que tem número de série", confessou. O "hóspede" diz ter espiado o quarto da família, descobrindo que a "arma" que o presidente tem "é uma lanterna". "Se você olhar para cima do guarda-roupa, só tem roupão... Estou muito seguro com os equipamentos de segurança do presidente, uma lanterna", ironizou.

"Traz ovos, rúcula e vem aqui para São Bernardo", disse Renata.

O sítio está no centro das investigações da Operação Lava Jato. A suspeita é de que o ex-presidente oculte ser o verdadeiro dono na propriedade, reformada por empreiteiras acusadas de desviar recursos da Petrobrás. O petista diz que frequenta o Santa Bárbara, mas sustenta não ser o dono.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.