PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Este não vai ser o País do ódio', diz Patrus após ser xingado em restaurante

Ministro do Desenvolvimento Agrário foi alvo de críticas em um restaurante de Belo Horizonte divulgadas em vídeo na internet e publicou nota em resposta

Por Mateus Coutinho
Atualização:

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Foto: Estadão

Alvo de xingamentos em um restaurante de Belo Horizonte neste domingo, 8, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT) divulgou nota em seu perfil no Facebook relatando o episódio e afirmando que "este não vai ser o País do ódio".

PUBLICIDADE

As hostilidades a Patrus foram divulgadas em vídeos na internet, e o ministro se manifestou depois nas redes sociais.

Quando saia do restaurante ele foi alvo de gritos como "Fora PT" e várias críticas ao partido. Em seu texto, ele relata como teria reagido às abordagens. "Pagamos a conta e levantamos para sair quando um homem em uma mesa próxima à porta começou a gritar, fazendo acusações de corrupção e levantando um daqueles cartazes - 'Fora PT, Fora Dilma'. Me aproximei e pedi 30 segundos para conversarmos. Ele retrucou que iria me 'conceder 10 segundos'", conta o ministro.

"Respondi que colocasse num papel e assinasse todas as acusações sem provas em relação a mim, que amanhã mesmo eu entraria com uma ação contra ele. Então a conversa mudou, com ele dizendo que 'eram acusações em relação ao PT'. Uma câmera já estava posicionada desde o início, esperando para flagrar o momento 'espontâneo'." segue o relato de Patrus que diz ainda que outras mesas do bar começaram a aumentar o coro contra ele e seus amigos, mas que eles "não arredaram" o pé.

"Respondemos às acusações sem fundamento, exigimos respeito, mantivemos a firmeza. O acusador da primeira mesa rapidamente foi embora em silêncio, enquanto nós permanecemos ali."

Publicidade

"Tivemos uma conversa altiva e buscamos negociação e diálogo, com convém a uma sociedade democrática. Fizemos isso porque ninguém vai nos tirar das ruas e dos bares de BH.Nenhuma reação de uma manifestação organizada, travestida de espontânea, vai nos intimidar e limitar nosso direito de sentar com os amigos e a família em um bar numa tarde de domingo em qualquer cidade. Porque este não vai ser o país do ódio generalizado, mesmo que esse seja o sonho de tantos que não conseguiram vencer democraticamente." segue o relato do ministro.

Ex-prefeito de Belo Horizonte e um dos idealizadores do Bolsa Família, ministro do Governo Lula (Desenvolvimento Social) e agora de Dilma, Patrus é um dos fundadores do PT.

Não é a primeira vez que políticos do PT são agredidos verbalmente em locais públicos. Recentemente, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo também foram alvo de criticas em restaurantes e bares.

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DE PATRUS:

"Este não vai ser o país do ódio. Ninguém vai nos tirar das ruas de Belo Horizonte.

Publicidade

Estive há pouco na Cervejaria Bar Brasil, um bar tradicional de BH, com minha esposa Vera, Carlão Pereira e sua esposa Jussara. Estávamos ali conversando entre amigos, sendo tratados com toda a gentileza pelos garçons. Pagamos a conta e levantamos para sair quando um homem em uma mesa próxima à porta começou a gritar, fazendo acusações de corrupção e levantando um daqueles cartazes - "Fora PT, Fora Dilma"...

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Me aproximei e pedi 30 segundos para conversarmos. Ele retrucou que iria me "conceder 10 segundos". Respondi que colocasse num papel e assinasse todas as acusações sem provas em relação a mim, que amanhã mesmo eu entraria com uma ação contra ele. Então a conversa mudou, com ele dizendo que "eram acusações em relação ao PT". Uma câmera já estava posicionada desde o início, esperando para flagrar o momento "espontâneo".

Algumas mesas ao redor, articuladas a essa primeira, começaram a ampliar o barulho, tentando nos intimidar. Não arredamos pé. Respondemos às acusações sem fundamento, exigimos respeito, mantivemos a firmeza. O acusador da primeira mesa rapidamente foi embora em silêncio, enquanto nós permanecemos ali.

Tivemos uma conversa altiva e buscamos negociação e diálogo, com convém a uma sociedade democrática. Fizemos isso porque ninguém vai nos tirar das ruas e dos bares de BH. Nenhuma reação de uma manifestação organizada, travestida de espontânea, vai nos intimidar e limitar nosso direito de sentar com os amigos e a família em um bar numa tarde de domingo em qualquer cidade.

Porque este não vai ser o país do ódio generalizado, mesmo que esse seja o sonho de tantos que não conseguiram vencer democraticamente.

Publicidade

Este não vai ser o país onde se toma o poder pela força, usando mentiras e calúnias sem fundamento.

Este não vai ser o país onde quem grita mais alto tem razão. Este vai continuar sendo o país da democracia, de quem sabe ouvir, compreender e debater."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.