Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Este é o preço imposto pelo princípio republicano', diz ministro

Ao autorizar a abertura de novo inquérito contra o presidente, desta vez pela edição do Decreto dos Portos, Luís Barroso, do Supremo, assinala que 'a ninguém deve ser indiferente o ônus pessoal e político de uma autoridade pública'

PUBLICIDADE

Por Rafael Moraes Moura e Breno Pires/BRASÍLIA
Atualização:

Luís Roberto Barroso. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Ao autorizar novo inquérito contra o presidente Michel Temer (PMDB), o ministro Luis Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou um fundamento da Constituição, 'a igualdade de todos perante a lei'. A nova investigação mira o Decreto dos Portos que teria favorecido uma empresa do setor.

PUBLICIDADE

"A ninguém deve ser indiferente o ônus pessoal e político de uma autoridade pública, notadamente o Presidente da República, figurar como investigado em procedimento dessa natureza", anotou Barroso.

"Mas este é o preço imposto pelo princípio republicano, um dos fundamentos da Constituição brasileira, ao estabelecer a igualdade de todos perante a lei e exigir transparência na atuação dos agentes públicos."

A necessidade de uma investigação contra Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi inicialmente apontada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho, quando a Ministério Público Federal enviou à Corte máxima a denúncia contra o presidente por corrupção passiva.

Em agosto, em manifestação enviada ao Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, insistiu na abertura de um novo inquérito.

Publicidade

Na época, Janot apontou a necessidade de apurar possíveis crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva. Segundo a PGR, durante as investigações relacionadas ao caso da JBS foram identificados "outros fatos penalmente relevantes, os quais merecem ser devidamente apurados em inquérito próprio".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.