PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Empreiteiro volta para casa de tornozeleira eletrônica

Dalton Avancini, presidente da Camargo Corrêa Construções, fez delação premiada na Lava Jato e saiu da prisão da PF em Curitiba na tarde desta segunda, 30

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Atualizada às 22h05

PUBLICIDADE

Por Ricardo Brandt, Julia Affonso e Fausto Macedo

O empreiteiro Dalton Avancini, diretor-presidente da Camargo Corrêa Construções e Participações, deixou a Custódia da Polícia Federal em Curitiba (PR) na tarde desta segunda feira, 30, e seguiu escoltado por agentes direto para sua residência, em São Paulo, onde aguardará o processo da Lava Jato em regime de prisão domiciliar. A exemplo de seu colega de empreiteira, Eduardo Leite - vice-presidente da Camargo Corrêa -, Avancini também vai ter a companhia de uma tornozeleira eletrônica.

Dalton Avancini. Foto: Reprodução/Camargo Corrêa/Edson Jr./Governo de SP

Avancini fez 11 depoimentos nas últimas semanas no âmbito de delação premiada. O acordo foi homologado pela Justiça Federal no Paraná, base da Operação Lava Jato.

O empreiteiro foi preso no dia 14 de novembro de 2014 pela Operação Juízo Final, sétima etapa da Lava Jato que mirou o braço empresarial do esquema de corrupção que se instalou na Petrobrás.

Publicidade

A força-tarefa da Lava Jato descobriu que o cartel tomou conta de contratos bilionários da Petrobrás no período entre 2003 e 2014. Em troca de propinas para políticos - pelo menos 50 deputados, senadores e governadores estão sob investigação - e para ex-dirigentes da estatal petrolífera, as empreiteiras distribuíam valores, inclusive para o caixa de partidos.

Avancini relatou aos investigadores detalhes da ação do cartel na Petrobrás e também em outras áreas do governo federal.

Há duas semanas, Eduardo Leite foi removido para casa, em São Paulo, de tornozeleira eletrônica. Na tarde desta segunda feira, 30, Avancini fará o mesmo roteiro e com o mesmo equipamento preso ao tornozelo, por meio do qual ficará sob monitoramento dia e noite.

Ele assumiu o compromisso de continuar colaborando com a Justiça, prestando novos depoimentos sempre que intimado.

"Dalton Avancini colaborou e vai continuar colaborando com a Justiça", disse o criminalista Pierpaolo Bottini, que defende o empresário. "O importante é que Dalton Avancini vai para casa. É o fim de um tormento."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.