Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Em ligação, empreiteiro preso na Lava Jato chama prefeito de Niterói de 'meu chefe'

Grampo da PF mostra que dias antes de ser preso, em novembro, Ricardo Pessoa, da UTC, almoçou com o petista Rodrigo Neves

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo

PUBLICIDADE

Uma ligação interceptada pela Polícia Federal, em novembro de 2014, revela uma conversa entre o executivo Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, empresa acusada de pertencer ao cartel instalado na Petrobrás, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT). O áudio foi gravado na noite de 12 de novembro. Dois dias depois, Pessoa foi preso na sétima fase da Operação Lava Jato, batizada de Juízo Final, sob suspeita de presidir o 'clube' das empreiteiras. Na ligação, Pessoa chama o prefeito petista de 'meu chefe'.

O executivo está preso preventivamente desde 14 de novembro na carceragem da PF, em Curitiba. Em conversa amistosa, Neves e Pessoa marcam um almoço em um restaurante de luxo, em Niterói, região metropolitana do Rio.

"Querido diretor, cada vez mais animado por Niterói", diz o prefeito. "Se Deus quiser. Estou sabendo do seu prestígio aí na cidade, cada vez maior", responde o executivo.

Publicidade

Neves conta ao empreiteiro que 'elegemos três deputados, o Sergio Zveiter (PSD), Chico D'Angelo (PT) e Waldeck (Carneiro, PT)' e demonstra alegria ao falar da eleição do governador Pezão (PMDB) no Estado do Rio e da presidente Dilma Rousseff (PT). O prefeito conta ao executivo sobre um financiamento aprovado.

"O financiamento da complementação da Transoceânica. Estou muito animado. Foi aprovado na Cofiex, Comissão de Financiamentos Externos. É o último passo antes da assinatura do contrato. Agora, meu amigo, eu precisava falar com você pessoalmente."

"Meus parabéns", empolga-se Pessoa.

Os dois, então, marcam um almoço para o dia seguinte no restaurante Olimpo. "Ontem eu estive com o governador à noite, e ele autorizou o último documento que faltava para a licença da obra, né? Tá tudo certo, a gente conversa amanhã pessoalmente."

O restaurante de luxo escolhido para o almoço executivo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e decorado pelo arquiteto francês Gilles Jacquard. Ele fica em uma área privilegiada da cidade, de frente para a Baía de Guanabara.

Publicidade

De acordo com o site da Prefeitura, a TransOceânica terá 9,3 quilômetros de extensão e atenderá 11 bairros da Região Oceânica de Niterói. O investimento total da obra é de R$ 310 milhões. A via expressa contará com um sistema de ônibus especial e transportará cerca de 80 mil pessoas por dia.

PUBLICIDADE

COM A PALAVRA, O PREFEITO RODRIGO NEVES.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito Rodrigo Neves (PT), de Niterói, esclareceu.

"O prefeito o conhece institucionalmente desde a época em que o sr. Ricardo Pessoa era presidente da Abemi (Associação Brasileira de Engenharia) e o prefeito, secretário municipal de Desenvolvimento de Niterói. O almoço foi uma reunião de ponte de controle da execução do projeto, vencido pelo consórcio Constran/Carioca, para realização de obra de mobilidade em Niterói. (Na época do almoço, o prefeito) não tinha conhecimento das investigações do Ministério Público. (A licença sobre a qual conversam é da) TransOceânica. Um dos projetos de mobilidade urbana para a cidade. O consórcio vencedor é composto pelas empresas Constran e Carioca Engenharia. A obra está em fase detalhamento de projeto executivo."

'TÁ TUDO CERTO, A GENTE CONVERSA AMANHÃ PESSOALMENTE'

Publicidade

(LEIA A TRANSCRIÇÃO DO GRAMPO DA PF QUE PEGOU O EMPREITEIRO E O PREFEITO PETISTA)

Rodrigo Neves: Boa noite, diretor.

Ricardo Pessoa: Meu chefe, tudo bem?

Rodrigo: Querido diretor, cada vez mais animado por Niterói.

Ricardo: Se Deus quiser. Estou sabendo do seu prestígio aí na cidade, cada vez maior.

Publicidade

Rodrigo: Elegemos os três deputados. O Sergio Zveiter (PSD), o Chico D'Angelo (PT) e o Waldeck (Carneiro, PT) foram os candidatos que eu lancei. O governador teve em Niterói a maior vitória da região metropolitana. A presidenta, em cidades com perfil semelhante, teve uma diferença grande. Aqui foi uma diferença mais apertada.

Ricardo: Mas foi uma vitória.

Rodrigo: Foi uma vitória em um quadro que a gente tem aí infelizmente um segmento da classe A e B a presidenta não conseguiu sensibilizar. Mas foi bem, foi bem, foi muito bem. Hoje a ministra Miriam me informou que um financiamento internacional que eu estava pleiteando foi aprovado.

Ricardo: Meus parabéns.

Rodrigo: O financiamento da complementação da Transoceânica.

Publicidade

Ricardo: Que beleza.

Rodrigo: Estou muito animado. Foi aprovado na Cofiex, que é a Comissão de Financiamentos Externos. É o último passo antes da assinatura do contrato. Agora, meu amigo, eu precisava falar com você pessoalmente.

Ricardo: Como você está amanhã?

Rodrigo: Eu estaria disponível na hora do almoço.

Ricardo: Quer almoçar amanhã?

Publicidade

Rodrigo: Poderíamos almoçar.

Ricardo: O lugar é o senhor que marca.

Rodrigo: Poderia ser ali no Olimpo.

Ricardo: Onde é o Olimpo?

Rodrigo: O Olimpo é na estação do catamarã. Acho que seria melhor para você.

Publicidade

Ricardo: Ah, sei. Poderia, sim, sem dúvida.

Rodrigo: Pega o catamarã, em 15 minutos está aqui.

Ricardo: Pode ser, que horas?

Rodrigo: Vou ter uma reunião às 11h30, para ir para o Rio para mim não tem sentido.

Ricardo: Eu pego o catamarã e vou lá.

Publicidade

Rodrigo: A gente atualiza. Ontem eu estive com o governador à noite, e ele autorizou o último documento que faltava para a licença da obra, né? Tá tudo certo, a gente conversa amanhã pessoalmente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.