Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Dono da UTC diz que propinas na Petrobrás eram pagas em 'parcelas fixas e mensais'

Ricardo Pessoa, delator da Lava Jato, confessou ao juiz federal Sérgio Moro, nessa segunda, 10, em ação penal que apura corrupção de R$ 20 milhões em obra do Centro de Pesquisa da estatal, no Rio, que valores eram repassados de forma 'automática', após recebimentos da empresa

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Ricardo Brandt , Fausto Macedo , Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:
 

O dono da empreiteira UTC, Ricardo Ribeiro Pessoa, afirmou nesta segunda-feira, 10, ao juiz federal Sérgio Moro, dos processos da Operação Lava Jato, em Curitiba, que os pagamentos de propinas no esquema de corrupção na Petrobrás eram "automático" e os valores repassados "em parcelas fixas e mensais" aos executivos da estatal e aos partidos, em especial ao PT e PP. Ele foi ouvido como testemunha de acusação em processo que apura corrupção de R$ 20 milhões nas obras do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), no Rio.

"As primeiras vezes (os pagamentos de propina) eram durante a concorrência. Depois passou a ser uma coisa mais automática e mais..., não posso chamar de corriqueira, porque isso não é corriqueiro, mas era uma coisa que vinha uma atrás da outra", afirmou Pessoa, ao explicar ao procurador da República Julio Noronha qual era o momento da cobrança dos valores de corrupção.

PUBLICIDADE

"Não havia esse momento, era sempre depois do contrato, porque que tinha que saber qual era o valor, qual era o fluxo de caixa do contrato, geralmente se pagava essas propinas não logo no primeiro ou no segundo mês, no meu caso eu sempre fazia a partir do quarto, quinto mês até três meses antes de acabar e transformava isso em parcelas fixas e mensais."

Delator da Lava Jato, Pessoa foi ouvido como testemunha de acusação no processo que tem, além do ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque - braço do PT no esquema de arrecadação de preopinas -, o presidente afastado da OAS José Aldemário Pinheiro e o ex-tesoureiro do partido Paulo Ferreira.

"Metade (da propina) ia para a mão dos Partido dos Trabalhadores através do senhor João Vaccari", explicou Pessoa. A outra parte ia para o que se chamava "Casa", que era a corrupção dos agentes públicos sustentados nos cargos pelos partidos envolvidos.

Publicidade

Além do PT, o delator detalhou, mais uma vez, que o PP também recebia propinas referente aos contratos feitos pela Diretoria de Abastecimento. O valor fixo era de 1% do valor dos contratos - e em seus aditivos, em alguns casos.

Operador. Pessoa confirmou que o lobista Adir Assad foi um dos operadores que auxiliou nos repasses de valores de propinas nas obras da Petrobrás. Assad está preso e é réu no processo das obras do Novo Cenpes. Ele citou ainda o doleiro Alberto Youssef, peça central da Lava Jato

"Os pagamentos eram feitos com recursos de caixa-2 e através de empresas, diversas empresas, que transformava em recursos e serviços não prestados, que depois eram dado a Alberto Youssef que era uma espécie de banco da UTC para isso", contou o dono da UTC.

O empreiteiro confirmou que as empresas Rock Star e SM Terraplanagem, do lobista Adir Assad, eram usadas para fornecimento de dinheiro em espécie para entrega à Youssef. Era o doleiro que guardava os recursos de caixa-2 da UTC, revelou.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.