Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Dirceu quer ficar frente a frente com seus delatores

Advogados alegam 'direito constitucional à ampla defesa' e pedem a juiz Sérgio Moro que autorize ex-ministro nas audiências de interrogatório de quem o acusa

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Ricardo Brandt
Atualização:

O ex-ministro José Dirceu. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), preso na Operação Lava Jato desde 3 de agosto de 2015 sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, quer ficar frente a frente com seus delatores - personagens da investigação da Polícia Federal que lhe imputam envolvimento com o esquema de propinas instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014. Por meio de seus advogados, Dirceu requereu ao juiz federal Sérgio Moro que lhe 'seja garantida sua presença nos interrogatórios' dos delatores arrolados como testemunhas na ação penal a que o ex-ministro responde na Justiça Federal em Curitiba, base da missãoi Lava Jato.

PUBLICIDADE

Os depoimentos dos delatores tiveram início nesta quarta-feira, 20 - foram intimados para depor ao juiz Moro os lobistas Milton Pascowitch, seu irmão José Adolfo, e Pedro Barusco, ex-gerente de Engenharia na Diretoria de Serviços da Petrobrás. Na próxima sexta-feira, 22, deverão depor o lobista Júlio Camargo - que delatou suposta propina de US$ 5 milhões para o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) -, o empresário Fernando Moura, ligado ao PT, e seu irmão, Olavo Moura.

Documento

O PEDIDO DE DIRCEU

Dirceu nega ligação com os desvios de recursos da Petrobrás. A Polícia Federal suspeita que o ex-ministro recebeu propinas por meio de sua empresa, a JD Assessoria e Consultoria. Ele nega.

[veja_tambem]

Publicidade

Ao pedir ao juiz Moro que autorize o ex-ministro na sessão de depoimento dos delatores, a defesa sustenta que pretende assegurar a Dirceu 'direitos constitucionais à ampla defesa e ao contraditório, previstos no artigo 5.º'.

"O pedido se justifica porque, muito embora o peticionário (Dirceu) tenha solicitado a dispensa das audiências das testemunhas ouvidas no curso da instrução criminal, os acusados a serem ouvidos se tratam de delatores que imputaram fatos criminosos ao peticionário", anotam os advogados Roberto Podvale e Viviane Santana Jacob Raffaini. "Exatamente por isso, a presença de José Dirceu nessas audiências se faz indispensável ao exercício de sua defesa."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.